POLÍTICA

MP investiga se aterro não agravou enchente no Parque da Matriz

Moradores estudam ação judicial para serem indenizados pelos danos

Publicidade

Cachoeirinha – O Ministério Público (MP) vai investigar se um aterro realizado no fundo do Parque da Matriz, entre a Pacaembu e a Freeway, não agravou a enchente causando prejuízos para dezenas de moradores. O caso já vinha sendo analisado pelo vereador Mano do Parque, que apresentou pedidos de informações para a prefeitura informar se a obra teve estudo técnico, licenciamento ambiental e qual foi o engenheiro responsável.

“Nós precisamos entender que foi muita água, mas a espécie de dique que fizeram deve ter contribuído para a água chegar até as ruas próximas do centro comercial. O Passinhos, quando chove muito, transborda e a área aterrada, que fica na região do passa-boi, servia como um amortecimento, evitando alagamentos em muitas ruas”, afirma o vereador.

Na região, para que a água seja escoada, há duas galerias, mas com canos de diâmetro baixo. Mano do Parque explica que quando o volume de água é grande, a tubulação que leva a água para o outro lado da Freeway não dá conta. Quando isso acontece, o passa-boi serve como escape e o entorno ficava alagado servindo como uma zona de amortecimento.

Nas redes sociais, o vereador Gelson Braga postou vídeos apresentando a obra, que segundo ele, acabaria com o piscinão de mosquitos. “Fizeram para resolver o alagamento e deu um efeito ao contrário”, destaca Mano do Parque.

Gelson Braga, em nota enviada à reportagem, sustenta que não há nenhuma irregularidade na obra e que o realizado poderia servir de base para a construção de um dique. Confira no final da matéria, a nota, na íntegra.

Segundo Mano, o Grupo de Apoio Técnico Interdisciplinar (GATI) do MP vai ir ao local para realizar uma perícia, conforme ficou definido em reunião realizada nesta terça-feira (11). Além disso, conforme revela o vereador, um grupo de moradores estuda uma ação judicial contra os responsáveis pelo aterro para cobrar indenização.

O secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Paulo Martins, explica que a obra foi executada pela prefeitura “e não influenciou em nada para agravar a enchente”. Hoje, segundo o secretário, a água do outro lado da freeway está mais alta do que no lado do bairro e as galerias estão com cerca de 70% de ocupação. “Aquela região era um banhado de produção de arroz. A obra realizada foi para amenizar os alagamentos e é necessário um estudo técnico para encontrarmos uma solução definitiva”, explica Paulo Martins.

Desde terça-feira (11), a prefeitura está fazendo uma operação de limpeza na região da Pacaembu com o recolhimento do lixo e limpeza do Passinhos e canais para facilitar o escoamento da água. Há previsão de um volume considerável de chuva para os próximos dias e o secretario acredita que o trabalho realizado deverá evitar que a água volte a invadir as casas. A prefeitura divulgou um vídeo nas redes sociais e nele destaca que a obra visa “restaurar a capacidade de vazão do arroio” Passinhos.

Vídeo no qual o vereador Gelson Braga, que teria articulado a obra que pode ter contribuído para agravar a enchente no bairro, mostra o aterro e “espécie de dique”:

Vereador Mano do Parque aborbou o tema na Sessão desta terça da Câmara:

Nota enviada pelo vereador Gelson Braga:

Primeiro, como vereador atendi as ansiedades dos moradores que sofrem diretamente, há décadas de ENCHENTES nos fundos do Parque da Matriz, ou seja, criamos uma COMISSÃO DE MORADORES DA ENCHENTE DO PARQUE DA MATRIZ e marcamos uma reunião no Gabinete do Prefeito, no qual nos atendeu juntamente com o Vice Prefeito, no qual nos atendeu em buscar soluções dessa situação.

A partir dali , a Infraestrutura e Serviços Urbanos da Prefeitura , com o RT Eng Felipe , foram feitas inúmeras ações para tentar solucionar esse problema de enchentes há décadas nos fundos do Bairro (foram feitas inúmeras atividades como desassoriamento junto ao ARROIO PASSINHOS junto a Rua Realengo e Pacaembu , abertas uma vala em diagonal do ARROIO Até a saída de bois da Rua Pacaembu , em frente a Rua Botafogo , fechamento de um local ( aterramento ) , que estagnava água e além de não ter para onde se dirigir pq estava a baixo do nível da saída para o outro lado da Free Way, TODOS AUTORIZADOS POR RT ENG DA INFRAESTRUTURA E SERVIÇOS URBANOS, aonde  a Comissão de Enchentes, comigo, acompanhavamos as ações.

Cabe se salientar, que esse chamado aterro irregular, não se trata disso e sim uma barreira que poderia se transformar em dique, mas isso é competência da Prefeitura e não da Comissão de ENCHENTE.

Observo que recentemente uma empresa laudou esse volume de terra ali realizado pela máquina autorizada pela Prefeitura na tentativa de fazer com que a água do ARROIO PASSINHOS entrasse direto na passagem de bois e não se espalhasse além dali.

Como Vereador presente na Comissão de ENCHENTES, acompanhamos todo o trabalho, inclusive do outro lado da Free Way, aonde FORAM.RETIRADOS O QUE IMPEDIA DE PASSAR ESSAS ÁGUAS DAS CHUVAS E DO ARROIO PASSINHOS, INCLUSIVE LIMPEZA DAS GALERIAS.

Também citar que como Vereador solicitei o DESASSORIAMENTO DO ARRIO PASSINHOS DA AV FLORES DA CUNHA ATÉ OS FUNDOS DO PARQUE DA MATRIZ, POR DENTRO DO MATO DOJÚLIO, COM SUGESTÃO DE VALAS ABERTAS EM DIAGONAL EM DIREÇÃO AO MATO DO JÚLIO, POIS ESSA ÁREA SERVE COMO ESPONJA DAS ÁGUAS , uma forma de fazer com que todos esses excessos de água das chuvas se direcionassem para o lado do mato evitando excesso nos fundos e invasão da áreas de residência e ruas (ESSA SUGESTÃO DADA PELOS MORADORES QUE MORAM HÁ 20, 30 E 40 ANOS ALI ), no qual entendo e esse DESASSORIAMENTO E LIMPEZA MUITO EFICÁS.

Mostrar mais

Artigos relacionados

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.