Guarda Municipal de Gravataí é preso após matar motorista a tiros
“Tranca” no trânsito teria motivado a morte de motorista em Gravataí
Gravataí – Um guarda municipal de 48 anos foi preso na noite desta sexta-feira (24) após se apresentar à Delegacia de Polícia de acompanhado de um advogado. Ele é apontado como autor dos disparos que resultaram na morte de Leandro de Andrade, também de 48 anos, na noite da última quinta-feira (23), na Avenida Itacolomi, próximo ao entroncamento com a RS-118, no bairro Barnabé.
Conforme a Polícia Civil, a vítima conduzia um veículo Ford Fusion preto quando foi atingida por um disparo nas costas e outros dois tiros que atingiram o automóvel. Os disparos teriam sido efetuados pelo guarda municipal, que estava em um Renault Logan e deixou o local logo após o crime.
O caso é investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Gravataí. Segundo o delegado titular, Pedro Trajano, o Guarda Municipal confessou o crime durante o depoimento. Ele afirmou que alguns guardas municipais vinham recebendo ameaças em razão de ações recentes da corporação e que, ao perceber um “tranca” no trânsito feito pelo veículo da vítima, reagiu efetuando três disparos, um deles atingindo Leandro de Andrade.
A arma utilizada, pertencente à instituição, foi apreendida. O delegado representou pela prisão preventiva do homem, que permanece à disposição da Justiça enquanto as investigações seguem para esclarecer a motivação e as circunstâncias do crime, comentou o delegado.
Em entrevista, o secretário municipal de Segurança Pública, Emílio Teixeira, informou que o servidor entrou em contato com colegas logo após o ocorrido, relatando ter reagido a um possível risco. “As informações preliminares apontam que ele se assustou com a aproximação e a condução do outro veículo, acreditando estar sob ameaça. Parou o carro e efetuou os disparos”, declarou o secretário.
O servidor estava de folga no momento do fato e, segundo a Prefeitura de Gravataí, pode ter utilizado a arma funcional, que estava sob sua cautela regular. O agente atua na corporação há mais de dez anos e não possui registros anteriores de comportamento violento. A administração municipal divulgou uma nota oficial na tarde de sexta-feira informando que a Corregedoria da Guarda Municipal instaurou processo administrativo disciplinar (PAD) para apurar a conduta do servidor.
O corpo de Leandro de Andrade foi sepultado na manhã deste sábado (25) em Gravataí.






