Ministério da Saúde envia recursos para reforma da UBS Carlos Wilkens
Prédio vem sendo utilizado, mas está em situação precária por falta de manutenção
Cachoeirinha – O prefeito Cristian Wasem enviou projeto para a Câmara de Vereadores pedindo a abertura de crédito especial na Lei Orçamentária Anual para a reforma da UBS Carlos Wilkens, bairro Jardim Conquista. São R$ 370.830,00 transferidos do Fundo Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde, para o Fundo Municipal de Saúde. A proposta de Cachoerinha foi cadastrada no ano passado e depois de ser habilitada ficou no aguardo da disponibilidade de recursos.
Segundo a secretária da Saúde, Bianca Breier, o dinheiro da União será suficiente para a reforma. A licitação ainda não foi aberta e não há previsão. Quando a obra iniciar, a unidade de saúde precisará ficar fechada. A estimativa é de que a obra seja concluída em três meses. A reforma será geral com troca de todo o piso e cobertura.
A UBS, que atende cerca de oito mil pessoas, vem sofrendo desgastes há anos e a falta de manutenção aliada a eventos climáticos contribuiu para o surgimento de diversos problemas. Entre os principais estão as infiltrações e goteiras. A estrutura elétrica está comprometida e por conta disso já provocou danos em aparelhos de ar-condicionado e equipamentos odontológicos. Há ainda rachaduras e trincas na estrutura do prédio.
“Foi necessário o aluguel de um container para promover o atendimento aos usuários devido as instalações precárias, bem como a necessidade de aumentar a cobertura objetivando o conforto da população em dias de chuva”, conforme o relatório apresentado na inscrição do projeto.