Miki faz esforço para manter Hospital de Campanha por mais 30 dias - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Miki e Juliano Paz - Foto: Divulgação

Miki faz esforço para manter Hospital de Campanha por mais 30 dias

Prefeito Miki Breier fez o anúncio no final da manhã desta sexta-feira (26) durante live transmitida pelo Facebook

Cachoeirinha – No pior momento da pandemia, Cachoeirinha corria o risco de ter que reduzir o tamanho do Hospital de Campanha instalado no Ginásio da Fátima cujos contratos terminam no próximo domingo. A ideia inicial era transferir o complexo para o antigo posto 24 horas e ter apenas 12 leitos clínicos com a possibilidade de até quatro respiradores em UTIs.

Publicidade

A medida vinha sendo planejada pela dificuldade financeira enfrentada pela Prefeitura, mas o prefeito Miki Breier decidiu nesta sexta-feira (26) manter tudo como está por mais 30 dias. De onde vai ser em torno de R$ 1,2 milhão ainda é uma incógnita.

“É um esforço que não tem nenhuma base orçamentária pensada. A gente está fazendo por uma visão humanitária do prefeito de forma quase inexplicável administrativamente”, disse o secretário da Saúde, Juliano Paz, durante a live no final da manhã desta sexta, ao lado de Miki.

O custo do hospital, ressaltou Juliano Paz, “excede o que a cidade poderia bancar sozinha”. Há uma conversa com o Estado mas ainda não uma promessa de socorro financeiro. A possibilidade de ajuda existe porque o Governo do Estado acionou a fase 4 do Plano de Contingência Hospitalar devido a gravidade do número de casos e internações.

Publicidade

Nesta fase 4 está previsto “acionar os Hospitais de Campanha cadastrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).” Como a questão financeira será resolvida para dar conta de todas as despesas é um assunto que vai mobilizar as secretarias da Saúde e da Fazenda nos próximos dias.

Publicidade
Compartilhe essa notícia
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.