Jussara quer a Câmara mais próxima das questões sociais
Presidente apresentou projeto criando um departamento de assistência social no Legislativo
Cachoeirinha – As famílias em situação de vulnerabilidade social, muitas deles chefiadas por uma mulher, tem sido uma das preocupações da presidente da Câmara de Vereadores, Jussara Caçapava. Com a pandemia, centenas de pessoas passaram a enfrentar dificuldades até para terem alimento na mesa.
Uma forma de acompanhar, fiscalizar e apresentar propostas nesta área, no entendimento da vereadora, é criando um departamento de assistência social no Legislativo. A ideia é ter uma assistente social, que pode ser contratada pela Câmara ou cedida pela prefeitura, para se dedicar exclusivamente ao tema.
Entre as funções do departamento está o acompanhamento do cadastramento de famílias em situação de vulnerabilidade social, “as quais receberão atendimento e direcionamento de suas demandas”.
Na fiscalização, ele atuaria no acompanhamento da execução orçamentária da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Habitação e ainda nas ações desenvolvidas pelo Sistema Único de Assistência Social (Suas).
Com a participação de vereadores e da sociedade civil organizada, o departamento organizaria e promoveria debates para a discussão de temas relacionados a assistência social, podendo surgir sugestões a serem aplicadas pelo Município.
Jussara explica que com a pandemia centenas de famílias passaram a enfrentar muitas dificuldades se tornando ainda mais necessária uma atenção especial na assistência social. Quando a pandemia passar, não será diferente e alternativas precisarão ser buscadas para ser feito mais do que é hoje.