Iniciadas obras de nova passarela na Freeway em Porto Alegre – oreporter.net – Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
As obras estão ocorrendo no km 98 da Freeway - Foto: CCR ViaSul/Divulgação

Iniciadas obras de nova passarela na Freeway em Porto Alegre

Estrutura implantada pela CCR ViaSul deve ser concluída no início de 2024

Publicidade

A CCR ViaSul deu início aos serviços de implantação da nova passarela localizada no km 98 da Freeway, em Porto Alegre. A estrutura fica no limite do trecho de concessão da empresa, logo após a ponte do vão móvel na região da Ilha do Pavão.

Publicidade
Publicidade

Atualmente, as equipes da Concessionária executam as etapas iniciais de obras com a supressão de vegetação, preparação do solo, confecção e implantação das peças de sustentação da estrutura. Ainda, outras duas novas passarelas serão implantadas na Freeway, ambas em Gravataí: uma no km 69 e outra no km 71, com obras iniciando ainda em 2023 e término até fevereiro do ano que vem.

Publicidade

O local de implantação da passarela foi determinado pelo Programa de Exploração da Rodovia (PER), estabelecido pelo Contrato de Concessão assinado pela CCR ViaSul junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres, após estudo que mostrou alto fluxo de pedestres na região em razão das comunidades no entorno.

Ao todo, o contrato de concessão da CCR ViaSul prevê a construção de 32 novos dispositivos, sendo 10 na BR-101 (dos quais 9 já estão concluídas), 18 na BR-386, também ações já acontecendo, além das quatro já citadas na Freeway.

Publicidade

A estrutura
As novas passarelas contam com tela de proteção no trecho de travessia sobre a pista para evitar que quaisquer resíduos sejam atirados na pista. As calçadas e passeios que dão acesso à rampa seguirão todas as exigências que garantem acessibilidade às pessoas com deficiência. Sistemas de drenagem também serão instalados em todas as entradas e saídas das rampas.

Da mesma forma, serão implantados pontos de parada de ônibus em todas as passarelas, desde que respeitem uma distância mínima de 3,5 quilômetros entre eles. A CCR ViaSul também é responsável pela instalação e manutenção de toda iluminação dessas estruturas, bem como das câmeras que irão monitorar integralmente os locais por meio do Centro de Controle Operacional (CCO) garantindo ainda mais segurança à população.

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.