Inaugurado o Ecoponto Ciprestes em Gravataí - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
O local foi inaugurado na manhã desta quarta-feira (07) - Foto: Douglas Rosa/PMG

Inaugurado o Ecoponto Ciprestes em Gravataí

No local, podem ser descartados resíduos de construção civil, volumosos (eletros e móveis) e verdes (podas)

Gravataí – A Prefeitura de Gravataí inaugurou na manhã desta quarta-feira (07), o Ecoponto Ciprestes, localizado na rua Ciprestes, n° 180, próximo a Escola Estadual Polivalente, no bairro Castelo Branco. A obra, que iniciou durante o governo de Marco Alba, conta com contêineres para o descarte correto dos resíduos e servirá para a destinação de materiais como móveis, eletros e resíduos de podas e de construção civil.  “Este ecoponto é um exemplo dos próximos três que nós vamos inaugurar na cidade nos próximos dias. Aqui, não é apenas um local para descartar o lixo, é um espaço que terá total gerenciamento de limpeza, de manutenção e de destinação dos materiais ”, afirmou  o Prefeito Luiz Zaffalon.

Publicidade

O ecoponto funcionará de segunda a sábado, das 8h às 17h, e será gerenciado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU) com o intuito de manter a organização, a limpeza e a destinação correta dos materiais ali descartados. De acordo com a SMSU, cada pessoa pode descartar, diariamente, dois metros cúbicos de resíduos, o equivalente a uma caçamba de uma caminhonete ou um reboque.

Conforme a Lei 3.440 de 2013, que regulamenta a limpeza urbana no município, a destinação correta dos resíduos é de responsabilidade do cidadão e o não cumprimento desta medida é passível de multa. O secretário municipal de Serviços Urbanos, Paulo Garcia, ressaltou a importância do ecoponto para manter a cidade mais limpa. “É fundamental a participação da população na limpeza da cidade, e esse espaço vem agregar para que possamos realizar o descarte correto dos resíduos, sem agressão ao meio ambiente, pois tudo que aqui é destinado é separado, acondicionado corretamente e após levados ao destino final correto, e sem agressão ao meio ambiente”, reforçou o secretário.

Minutos após a inauguração, o morador da rua São Pedro, nas proximidades do local, Alferi Do Val, foi com o seu carrinho de mão levar caliças de obra. “Estávamos ansiosos pra usar o ecoponto. Agora, vamos cobrar das pessoas para que não deixem lixo na rua. O lugar ficou 100 por cento, e estou satisfeito em ser o primeiro a utilizar”, comentou Alferi.

Publicidade

Participaram da inauguração, o vice-prefeito Dr. Levi Melo; o presidente da Câmara de Vereadores, Alan Vieira; os secretários municipais Luis Stumpf, Paulo Martins, Luciane Machado, Airton Leal e Selma Fraga; o diretor presidente do Instituto de Saúde dos Servidores de Gravataí (ISSEG), Neri Facin; os vereadores Carlos Fonseca, Alex Peixe, Paulo Silveira, Fabio Ávila e Roger Corrêa e o diretor da Mecanicapina, Claudiar Borges.

Publicidade
Compartilhe essa notícia
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.