Humor, Juventude e Meio Ambiente são temas do Festil na tarde desta terça - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Alertando sobre a poluição - Foto: Giulliano Pacheco/PMG

Humor, Juventude e Meio Ambiente são temas do Festil na tarde desta terça

Festival de Teatro Estudantil de Gravataí apresentou peças dos estudantes de Gravataí, Canoas e Porto Alegre

Gravataí – O 20º Festival de Teatro Estudantil de Gravataí (Festil), que acontece no Teatro do Sesc, recebeu mais três apresentações na tarde desta terça-feira (5). Realizado pela Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL), o evento reúne peças de escolas de todo o estado. Nos quatros dias de espetáculo serão mais de 25 atrações. Iniciado no dia 5, o Festival segue até a sexta-feira (8).

Abrindo os espetáculos da tarde, o grupo “Conta lá”, do Colégio Espírito Santo, do município de Canoas, trouxe o espetáculo “O Reino dos Mal Humorados”. A peça contou a história de um reino em que todos eram mal humorados e tristes tinha uma pessoa diferente, a princesa Clara, que diferente de seus pais e irmã era feliz e fazia de tudo para que o reino fosse alegre igual a ela. Porém certo dia apareceu um menestrel no castelo e o reino nunca mais foi o mesmo.

O Grupo de Dança Teatro Movimento Cênico, do Centro Social Marista de Porto Alegre, se apresentou na sequência, com o espetáculo “Molecada Maluca”. A narrativa mostrou a história de um grupo de adolescentes que ganharam um final de semana em uma colônia de férias. Parte do grupo iria apenas para curtir e outra parte pretendia fazer uma apresentação artística, mas devido à falta de responsabilidade acabam perdendo o único ônibus que iria para lá, causando grandes conflitos entre o grupo. Estes conflitos são desenvolvidos em meio a muitas brincadeiras, musicalidade corporal, movimentos coreografados e partitura corporal além da interpretação.

Encerrando as apresentações da tarde, a Escola Professor Nicolau Chiavaro Neto, de Gravataí, apresentou o “Natureza em Caos”. Os estudantes trouxeram ao público a conscientização sobre o meio ambiente. Após os espetáculos, os jurados parabenizaram as atrizes e ressaltaram os pontos altos e baixos de cada apresentação.

O Festil segue até a sexta-feira, 8, e traz diversas atrações para todos os públicos.

Confira a programação:

QUARTA-FEIRA – 06/11

08h30: ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS

Escola: Sesi de Ensino Médio Albino Marques Gomes

Grupo: Turma 1A

Direção: Anderson Morais Demutti

Classificação indicativa: Livre / Duração: 30min.

Temática: Infanto-Juvenil

Sinopse: Livros sem gravuras, aula entediante, professora e um coelho de colete e de relógio. Em busca por repostas e desejo de fantasia, Alice enfrenta uma série de aventuras e se depara com personagens excêntricos carregados de questionamentos e simbolismos, tais questões colocam Alice em conflito de sua própria identidade e reflexões sobre o mundo. Nos resta saber o que é sonho e o que é realidade.

09h30: BALBÚRDIA

Grupo: Lá Liberté

Direção: Juliana Nunes, Vitor Assis, Francielli Machado, Guilherme Lourenço

Classificação indicativa: 12 anos / Duração: 35min

Temática: Juvenil

Sinopse: Criança: É brinquedo de homens. Às vezes são maus, às vezes são bons, choram, gritam, brincam, brigam, às vezes tomam banho, às vezes não. Com olhos, ossos e coração, crianças vítimas da pátria, pátria armada. Brasil.

 10h30: NÃO DEIXE SUCUMBIR

Escola: Núcleo de Artes Cênicas ParaNóia – Novo Hamburgo

Grupo: Teatro Adolescente ParaNóia

Direção: Pedro Reisdorfer

Classificação indicativa: 12 anos / Duração: 30min

Temática: Juvenil

Sinopse: A falta de cuidado com o próximo, de um olhar e uma preocupação sincera com as pessoas ao nosso redor pode gerar graves consequências. A todo tempo estamos rodeados de pessoas, porém, estamos tão distantes. A peça retrata situações delicadas de dez adolescentes, que mesmo com pouca idade, estão a ponto de optarem pelo pior caminho para resolverem seus problemas. O suicídio ganha espaço em nossa mente por diversas situações, e é tarefa nossa estar a par disso e tratar na raiz do problema.

14h: A CALIGRAFIA DE DONA SOFIA

Escola: Emef Osório Ramos Corrêa

Grupo: Osoritos

Direção: Santusa de Fátima Ramos Soares

Classificação indicativa: a partir de 05 anos / Duração: 20min

Temática: Infantil

Sinopse: Dona Sofia é uma professora aposentada que ama flores, palavras, livros e poesias… Ela inicialmente registra nas paredes de sua casa o seus poemas favoritos para que estejam sempre à vista. Até que um dia elas ficam cheias demais… O lar fica pequeno para tanta beleza e ela resolve espalhar poesias pelo mundo…

15h: PETER PAN

Escola: Rococó Produções Artísticas e Culturais

Grupo: Rococó

Direção: Henrique Gonçalves

Classificação indicativa: Livre / Duração: 30min

Temática: Infantil

Sinopse: Wendy conta histórias a seus irmãos, e recebe a visita de Peter Pan. Peter é um menino que nunca envelhece e convida Wendy e seus irmãos para visitar a Terra do Nunca, onde ele mora. Quando chegam lá, Wendy e os irmãos são sequestrados pelo Capitão Gancho e Peter tentará resgatá-los.

16h: VINGADORES DO PAMPA

Escola: Emef Rui Ramos

Grupo: Guerreiros do Rui Ramos

Direção: Angela Xavier

Classificação indicativa: Livre / Duração: 20min

Temática: Infanto-Juvenil

Sinopse: Super-Heróis se reúnem em uma assembleia extraordinária para conhecerem novos integrantes, oriundos da região sul do Brasil, e a primeira missão é o combate ao desmatamento e a poluição.

QUINTA-FEIRA – 07/11

 08h30: DE MÉDICO E LOUCO CADA UM TEM UM POUCO

Escola: EEEM Emília Viega da Rocha

Grupo: EVR Encena

Direção: Fabiano Hanauer Abegg

Classificação indicativa: Livre / Duração: 30min

Temática: Juvenil

Sinopse: Loucura, Imaginação e infância são três palavras que têm em comum o elemento da criação. A primeira introduz a “desrazão” em um mundo dominado pela razoabilidade, a segunda fantasia o mundo e o reinventa e a terceira brinca com a realidade. O espetáculo suspende esses conceitos através de narrativas cômicas incitando o público a imaginar os devaneios dos loucos, a imaginação dos artistas, as brincadeiras das crianças.

09h30: PIPOCAS DE PAPIRO

Escola: Instituto Rio Branco – São Leopoldo

Grupo: IRB de Teatro

Direção: Gilberto Fonseca

Classificação indicativa: a partir de 06 anos / Duração: 40min

Temática: Infanto-Juvenil

Sinopse: Um dos maiores mistérios do Egito antigo é a representação do faraó Zut Zut Zut pelo hieróglifo de um galo. Os faraós, como sabemos, sempre são representados por animais imponentes, por que, então, um galo? Esse mistério será revelado agora em “Pipocas de papiro”.

 10h30: O MISTÉRIO NA FLORESTA

Escola: Emef Vanessa Ceconet – Sapucaia do Sul

Grupo: AEE do Vanessa

Direção: Patrícia Maciel

Classificação indicativa: livre / Duração: 15min

Temática: Infanto-Juvenil

Sinopse: A esquete teatral “O mistério da floresta” tem como temática principal os animais em perigo de extinção por causa da ação humana. Nesta aventura, um grupo de sobreviventes se mobiliza para fazer um alerta e reivindicar a proteção das pessoas para que suas espécies sejam preservadas mantendo assim o ciclo natural da vida animal.

14h: NOITE DOS POETAS MORTOS

Escola: Emef Nossa Senhora Aparecida

Grupo: Nossa Trupe

Direção: Mariana Vellinho

Classificação indicativa: 10 anos / Duração: 25min

Temática: Infanto-Juvenil

Sinopse: A partir de uma notícia falsa divulgada na mídia de que a poesia está morrendo, seis poetas brasileiros, já falecidos, ultrapassam a barreira do tempo para encontrar meios de combater a mentira e a falta de amor através da arte. De maneira bem-humorada e despretensiosa, o encontro dos poetas dará espaço para o debate sobre as “fakenews” e a preponderância do meio digital na sociedade atual, trazendo à tona questões como consumismo, intolerância, solidão, inveja e desamor.

15h: UM DIA DE CONFUSÃO NO SÍTIO

Escola: Yazigi – Gravataí

Grupo: ANIMARTE

Direção: Marlise Damin

Classificação indicativa: 06 a 15 anos / Duração: 30min

Temática: Infanto-Juvenil

Sinopse: A peça conta a história de duas cucas irmãs-gêmeas que tentam fazer mal a boneca Emília e a menina Narizinho, através de uma poção dada pela feiticeira Chuaua. A confusão começa quando a mestra prega uma peça para as cucas invertendo as poções fabricadas por ela. Nesta história divertida em que resgata personagens da literatura de Monteiro Lobato, nossos amigos terão um grande dia de aventura no sítio para consertar essa confusão.

16h: SINTONIA CONTROVERSA

Escola: Dança Arte Celícia Santos

Grupo: Dacs de Teatro – Turma Juvenil

Direção: Sheila Gomes

Classificação indicativa: Livre / Duração: 20min

Temática: Infanto-Juvenil

Sinopse: O que nos sintoniza? O que nos conecta?

Para psicologia é estado das pessoas sintônicas, que se encontram em harmonia ou correspondência com o meio. Pode ser um acordo, uma aliança, uma concordância, a harmonia. Em que sintonia estamos?

E as controvérsias, as discussões, disputas, polêmicas.

Nossa esquete teatral busca trazer uma reflexão sobre momentos e formas de conexão, de sintonia e de desconexão, de discordância. Em tempos onde tudo está 100% on line, é possível estar em sintonia fora da rede?

A mesa de jantar, o parque de diversões, as redes sociais, a vida…

Qual é esta sintonia controversa que vivemos?

 SEXTA-FEIRA – 08/11

09h: ENCONTRO COM O CENTRO BRASILEIRO DE TEATRO PARA A INFÂNCIA E JUVENTUDE

Encontro de apresentação do CBTIJ/ASSITEJ Brasil, suas redes nacionais e internacionais, suas principais ações e projetos. Serão abordados os três eixos de ação da Unidade do Rio Grande do Sul: cooperação, qualificação e contextualização. Além disso, será enfocada a importância das ações em rede, com um modo de construção de oportunidades.

Ministrante: Viviane Juguero – dramaturga, pesquisadora, atriz e professora. É Bacharel, Especialista, Mestra e Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenadora da representação regional RS do CBTIJ.

Público: profissionais e estudantes das áreas da Arte e da Educação

Local: Sala Multiuso – Sesc Gravataí (Rua Anápio Gomes, 1241)

Duração: 02h / Inscrições: (51) 3497-6174 (Setor de Cultura do Sesc Gravataí)

14h: A BELA BORBOLETA

Escola: Emef Monteiro Lobato – Ed. Infantil

Grupo: Os Serelepes

Direção: Josiane Franco Costa

Classificação indicativa: Livre / Duração: 20min

Temática: Infantil

Sinopse: O Gato de Botas convocou os personagens de outras histórias para um salvamento muito importante. Branca de Neve, Peter Pan e outros participam desta história.

14h30: O SÍTIO DO SEU LOBATO

Escola: Emei Favo de Mel – Ed. Infantil

Grupo: Emei Favo de Mel – Maternal

Direção: Professoras Anelisa e Karen

Classificação indicativa: 3 a 5 anos / Duração: 10min

Temática: Infantil

Sinopse: Os alunos do Maternal da EMEI Favo de Mel, juntamente com as Professoras Anelisa e Karen apresentarão um musical o “Sítio do Seu Lobato” trazendo  muito encantamento e alegria para todos. Nossos pequenos artistas irão encher seus olhos de amor e carinho. Mostrando um pouco do dia a dia do “Sítio do Seu Lobato” e seus lindos animais de estimação.

 14h45: BARQUINHO DE PAPEL

Escola: Emef Princesa Izabel – Ed. Infantil

Grupo: Alegria

Direção: Ana Lucia Dal Bello Polo

Classificação indicativa: 4 a 12 anos / Duração: 10min

Temática: Infantil

Sinopse: O barquinho de papel apresenta uma viagem sem fim. É um convite para as crianças viajarem na imaginação, resgatando a brincadeira de fazer barquinhos de papel para brincarem na chuva e deixar a água levar, que seja para o rio ou para o mar. Venha conosco nesta deliciosa aventura!

 15h: CONSTRUINDO UM MUNDO MELHOR

Escola: Emei Construindo o Futuro – Ed. Infantil

Grupo: Somos o Futuro

Direção: Marília Nunes Puntel

Classificação indicativa: livre / Duração: 15min

Temática: Infantil

Sinopse: Em um castelo muito distante morava um príncipe e uma princesa, eles tinham muita curiosidade em conhecer o mundo lá fora. Certo dia, resolveram realizar seu sonho, saíram do castelo em busca de aventura. No caminho muitas coisas aconteceram, acabaram também encontrando seres vivos lhes pedindo ajuda. Ao conhecer o rio viram que estava sendo destruído e resolveram ajudar, solucionando os problemas encontrados. Na cidade encontraram muita violência, lá também deixaram um pedacinho de esperança. Ao conhecer uma família viram que elas não tinham muito tempo uns para os outros, faziam uso das redes sociais, deixando de lado a convivência. Ao voltar para o castelo viram que os mundos eram diferentes, mas cabe a nós fazermos a nossa parte, cuidando, cativando e respeitando o próximo. Pois “é só com o coração que conseguimos ver de verdade, o essencial é invisível aos olhos.”

15h30: URSINHO PIMPÃO

Escola: Emef Presidente João Goulart – Ed. Infantil

Grupo: Pequenos Pimpões

Direção: Giovana Brito

Classificação indicativa: Livre / Duração: 15min

Temática: Infantil

Sinopse: As músicas fazem parte da vivência das crianças em sala de aula, com base nessas vivências lúdicas revivemos um pouco de nossas memórias ao som dos ursinhos mais querido que conhecemos. Encenação que traz encanto e doçura ativando nossas lembranças.

 19h30: CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO DO 20º FESTIL

Entrega dos Troféus Destaque, Medalhas e Certificados – Teatro do Sesc Gravataí

Compartilhe essa notícia
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.