Hospital Padre Jeremias anuncia na Câmara que projeto da ampliação foi aprovado
Na Câmara de Vereadores, direção do hospital fez um balanço das ações e anunciou que obras devem iniciar ainda esse ano
Cachoeirinha – A direção do hospital Padre Jeremias, sob responsabilidade do Grupo Ana Nery, anunciou na reunião da Comissão de Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente da Câmara de Vereadores, que o projeto de ampliação foi aprovado pelo Estado. O encontro aconteceu na última segunda-feira (25) e serviu para a gestão apresentar um balanço das ações realizadas em 1 ano e quatro meses e tirar dúvidas dos vereadores.
O hospital tinha voltado a ser alvo de críticas nas últimas Sessões do Legislativo e na segunda o diretor do Grupo Ana Nery, Gilberto Antonio Gobby, o diretor do Padre Jeremias, Leonardo Barboza, e o diretor técnico, Favio Telis, ficaram quase duas horas à disposição dos parlamentares.
Na primeira parte da reunião, Gobby fez nova apresentação do que foi encontrado no Padre Jeremias, algo que ele já havia feito no ano passado. O hospital, por exemplo, estava com lençóis velhos e até faltando. Em uma sala, foram encontrados 1,3 mil lençóis que estavam guardados. Outros problemas de sistema de gestão, estrutura e até comida vencida servida a pacientes e funcionários foram descobertos.
Tanto Gobby quanto Barboza se desculparam pelas queixas de não atendimento ou mau atendimento aos parlamentares, motivo de críticas nas últimas Sessões. E também destacaram que a aproximação com os vereadores é importante uma vez que eles são procurados pela comunidade para relatos de dificuldades encontradas.
O vereador Gilson Stuart aproveitou para cobrar melhorias, pelo menos, na recepção e fachada do prédio. Gobby havia explicado que obras mais amplas no momento não podem ser feitas tendo em vista a alta demanda por atendimentos. Neste ponto, o presidente da Comissão de Saúde, Marcelinho, revelou que a lojas Quero-Quero vai ajudar na melhoria da fachada. Já Barboza informou que novos bancos foram comprados.
Suart argumentou que a fachada do prédio e a recepção não indicam que há uma nova administração no hospital e que as pessoas chegam com problemas de saúde e até se deprimem ao ver o estado de quase abandono.
O ponto principal da reunião foi o anúncio da aprovação do projeto de ampliação do hospital. O investimento que gira ao redor de R$ 15 milhões será feito pelo Governo do Estado dentro do programa Avançar na Saúde. O anúncio da ampliação havia sido feito em abril desse ano quando o Ana Nery completou um ano na gestão e teve o contrato prorrogado para cinco anos.
A ampliação prevê, entre outras intervenções, uma nova emergência. Ela ficará do lado direito do prédio atual, com a frente avançando um pouco para ser a porta de entrada. Pelo menos mais 40 leitos serão criados e haverá uma sala para tomografia, mamografia e um raio X mais moderno. As obras devem iniciar até o final do ano.
Já a mudança de local do centro de esterilização de materiais vai permitir ao hospital ter três salas cirúrgicas e a partir daí a implantação da traumatologia, prevista no contrato, começará a ser projetada. Para o ano que vem, antecipou Gobby, o hospital vai tentar mais recursos do Governo do Estado e será para a implantação de uma UTI adulto.
Já com recursos de uma emenda parlamentar obtido pela vereadora Claudine, será feita a revitalização da UTI Neonatal. Serão trocadas as divisórias, móveis, tampos de inox, iluminação e uma nova pintura será feita.
Os projetos do Padre Jeremias
- Adequação da rede elétrica, compra de 55 camas elétricas e instalação de ar-condicionado em todos os leitos e áreas assistenciais
- Realocação do centro de esterilização de materiais, permitindo mais duas salas cirúrgicas
- Revitalização da UTI e UCI Neonatal
- Ampliação do hospital
Confira como foi a reunião da Comissão de Saúde: