Grupos de Saúde Mental realizam atividades alusivas ao Janeiro Branco - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Entre os passeios, estão trilhas orientadas - Foto: Divulgação/PMG

Grupos de Saúde Mental realizam atividades alusivas ao Janeiro Branco

Mês é dedicado ao cuidado e a prevenção com a saúde mental e o bem-estar

Gravataí – O primeiro mês do ano proporciona o início de um novo ciclo em nossas vidas, dando a oportunidade de rever o que foi feito e de planejar o que virá. Por esse motivo, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e dos Grupos de Saúde Mental, promove o Janeiro Branco. A ação é uma campanha que destaca a prevenção de cuidados com a saúde mental e o bem-estar.

Os grupos acolhem inúmeras famílias todos os meses em diversos bairros do município. O objetivo é incentivar práticas de promoção à saúde mental. A participação nas reuniões é aberta e não necessita encaminhamento ou indicação de um médico ou serviço de saúde. “Com encontros mensais nas unidades de saúde, os Grupos são coordenados por psicólogos e são livres para qualquer pessoa. O fato de ser aberto permite a participação em grupos que não seja no seu posto de origem. Basta chegar na recepção, pedir informações sobre a data e o local e comparecer ao encontro”, afirmou a psicóloga Fernanda Cesa, coordenadora da área de Saúde Mental da SMS.

Neste período, são realizadas ações preventivas de cuidados com a vida, em movimento de rede, através dos grupos. As ações são intensificadas em todo o mês de janeiro e se estendem durante o ano em encontros regulares e atividades integrativas. “Durante esse mês simbólico, trabalhamos a consciência e ação de demandar menos das pessoas e do meio ambiente. Simplificamos a vida e, em contrapartida, oferecemos mais, sendo mais amorosos, compassivos e generosos. Este é o clima e a energia do Janeiro Branco, que se estende pelos 25 Grupos de Saúde Mental da Secretaria, durante todo ano de 2020”, contou o psicólogo do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II da SMS, Gerson Jung.

No ano passado, diversas atividades integrativas foram realizadas pelos Grupos de Saúde Mental. Uma delas é a horta comunitária, um projeto que integra toda comunidade no plantio e cuidado de hortaliças. A iniciativa traz benefícios terapêuticos através do contato com a terra e colabora na orientação de práticas de alimentação mais saudáveis. Para 2020, várias atividades já estão confirmadas, como o plantio da macela, passeio pelas águas do Rio Gravataí, fogueiras em noites luminosas, Sarau das Artes e a subida ao Morro Itacolomi.

Compartilhe essa notícia
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.