Gravataí treina agentes sobre picadas de cobras e outros peçonhentos
Escorpiões, cobras, aranhas, lagartas e abelhas, entre outros, são considerados peçonhentos
Gravataí – A Vigilância Ambiental em Saúde (Viam) de Gravataí realizou, na quarta-feira (8), uma capacitação voltada a agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate a endemias (ACE) sobre prevenção e manejo de acidentes com animais peçonhentos. O encontro ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores e reuniu cerca de 140 profissionais.
A formação abordou espécies consideradas de importância em saúde pública, como escorpiões, serpentes, aranhas, lagartas e abelhas. O secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, destacou a relevância do treinamento. “Esses profissionais estão diariamente em contato com a população, o que torna essencial capacitá-los para atuar de forma correta em situações que envolvem animais peçonhentos”, afirmou.
O curso foi ministrado pelo biólogo Róbinson Martins Korschner, responsável técnico do Núcleo de Vigilância dos Riscos e Agravos Ambientais Biológicos (NVRAAB). Além de orientações práticas, a capacitação reforçou a importância da notificação de acidentes por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Para auxiliar na atividade, uma coleção didática com exemplares conservados em via úmida esteve à disposição dos participantes.
Orientações em caso de acidente com animais peçonhentos:
- Procurar atendimento médico imediatamente;
- Informar ao profissional de saúde o máximo possível de características do animal (tipo, cor, tamanho etc.) ou, se possível, apresentar uma fotografia;
- Lavar o local da picada ou mordida com água e sabão, sempre que isso não atrasar a busca por atendimento (exceto em acidentes com águas-vivas ou caravelas).
Mais informações podem ser obtidas junto à Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde pelo telefone (51) 3600-7747.