Gravataí

Gravataí terá seis empresas no HUB Indústria 4.0 de inovação

A iniciativa vai ao encontro do Invest Gravataí, programa lançado pelo governo municipal que busca desburocratizar e oferecer incentivos para aqueles que desejam investir no município.

Gravataí – Gravataí deu mais um passo rumo à consolidação de um polo de inovação tecnológica. Na quarta-feira (17), em agenda no gabinete do prefeito Luiz Zaffalon, foi confirmada a instalação de mais três empreendimentos no HUB Indústria 4.0. Com as novas adesões, o espaço já reúne seis empresas de base tecnológica, que juntas projetam investimentos privados superiores a R$ 25 milhões e a geração inicial de mais de 100 empregos qualificados.

As empresas Trindtech, MultMaq e Raizler assinaram o termo de aquisição das áreas e passam a integrar o grupo que já contava com outras três organizações confirmadas. Para o prefeito Zaffalon, a chegada dos novos empreendimentos marca um “momento histórico para o desenvolvimento econômico e tecnológico da cidade”.

O HUB Indústria 4.0 integra o programa Invest Gravataí, criado pelo governo municipal para reduzir a burocracia e atrair investidores. Com legislação moderna, incentivos fiscais e foco na nova economia, a iniciativa busca consolidar o município como referência nacional em inovação.

Segundo a secretária municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (SMICT), Selma Fraga, o projeto vai além da instalação de empresas:
“Mais do que gerar empregos e investimentos, o HUB fortalece o ecossistema local de inovação, apoia startups e coloca Gravataí na vanguarda da nova economia no Estado e no país”, destacou.

Estrutura e funcionamento

O HUB Indústria 4.0 está localizado na Estrada da Cavalhada, no bairro Monet, em área de aproximadamente 20 mil m². O espaço foi projetado para abrigar empresas voltadas a automação, inteligência artificial, robótica e soluções tecnológicas.

A estrutura contará com:

  • laboratórios de pesquisa e desenvolvimento (P&D);
  • espaços de coworking para startups e empreendedores;
  • auditórios e salas de reunião para capacitações;
  • áreas de convivência e bem-estar.

O objetivo é criar um ambiente colaborativo que estimule a troca de conhecimento e a integração entre empresas, universidades, centros de pesquisa e o poder público.

Ecossistema de inovação

O HUB faz parte de uma rede maior de iniciativas que vêm sendo estruturadas no município. Entre elas estão o PradoTech – Casa das Startups, já em operação; a parceria com o Colégio Sinodal na formação de talentos; e o Instituto de Tecnologia e Computação (ITEC), em construção, que prevê investimento de R$ 400 milhões para formar profissionais altamente qualificados.

A cerimônia de assinatura contou ainda com secretários municipais que integram o Comitê de Incentivos Fiscais e Econômicos.

Artigos relacionados

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.