Gravataí tem representante na 4ª Conferência Nacional LGBTQIA+ em Brasília
Evento realizado entre os dias 21 a 24 de outubro visa elaboração da primeira política nacional para a comunidade
Gravataí – Entre os dias 21 e 24 de outubro, Brasília sediou a 4ª Conferência Nacional LGBTQIA+, evento que reuniu cerca de 1,5 mil delegados de todo o país para discutir e construir a primeira política nacional voltada à comunidade LGBTQIA+.
Organizada pelo Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), a conferência foi marcada como um marco na retomada das políticas públicas voltadas à diversidade e à igualdade no Brasil.
Gravataí contou com a participação da secretária da Mulher e Direitos Humanos, Analu Sônego, e do delegado eleito pela sociedade civil, Liniker Fraga, que representaram o município no evento. “Estamos avançando para uma sociedade mais respeitosa e inclusiva. É essencial estarmos presentes nesses espaços de discussão e construção de alternativas para nossa comunidade”, destacou Analu Sônego.
Liniker Fraga também ressaltou a importância do momento histórico. “Estar num espaço como esse muito me honra, principalmente pela construção da primeira política nacional LGBTQIA+. São momentos que representam avanços em temas que jamais deveriam ter sido retrocedidos. Seguimos juntos construindo um mundo melhor para todas as pessoas”, afirmou.
A conferência foi estruturada em quatro eixos temáticos:
- Enfrentamento à violência LGBTQIA+
- Trabalho digno e geração de renda
- Interseccionalidade e internacionalização
- Institucionalização da Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+
As propostas discutidas serão sistematizadas e encaminhadas para orientar políticas, programas e ações governamentais voltadas à proteção e à promoção da cidadania LGBTQIA+.
Etapas municipais e avanços
A conferência nacional ocorreu após as etapas municipais e estaduais, nas quais foram eleitos os delegados e definidas as propostas regionais. Em Gravataí, a 1ª Conferência Municipal LGBTQIA+ foi realizada em 16 de junho deste ano, reunindo representantes da comunidade e do poder público em um debate sobre o fortalecimento das políticas de inclusão.
Durante o evento nacional, a ministra do MDHC, Macaé Evaristo, assinou a portaria que institui a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, com diretrizes voltadas à igualdade, enfrentamento da discriminação e garantia de direitos. Também foi formalizada a Política Nacional de Trabalho Digno, Educação e Geração de Renda LGBTQIA+, com foco na inclusão produtiva e na autonomia financeira da população.






