Gravataí reforça proteção de bens com luzes e monitoramento
Ação visa aumentar a segurança de equipamentos da Seinfra
Gravataí – Com o objetivo de ampliar a segurança em equipamentos públicos, o Departamento de Equipamentos Públicos, vinculado à Secretaria Municipal de Infraestrutura, iniciou a instalação de câmeras de vigilância em todos os quatro Ecopontos da cidade, além da Usina de Asfalto. Atualmente desativada, a usina é utilizada como espaço para armazenamento de materiais e maquinário.
Nos Cemitérios Santa Tecla e Morro Agudo, a administração municipal executou a instalação de postes de iluminação com lâmpadas de LED, acompanhada por serviços de limpeza e manutenção das áreas internas e do entorno. As ações integram um conjunto de medidas voltadas à reestruturação de espaços públicos utilizados diariamente pela população.
O prefeito Luiz Zaffalon destacou que, ao longo de várias gestões anteriores, os cemitérios não recebiam intervenções contínuas. Segundo ele, “por muito tempo, os cemitérios eram lugares esquecidos por antigas gestões e que, hoje, com uma zeladoria eficaz, estes locais públicos recebem a atenção merecida.”
De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Laone Pinedo, as intervenções nos Ecopontos fazem parte de um esforço permanente para garantir o uso adequado das estruturas e conter práticas irregulares. “Nosso compromisso com a segurança e o bem-estar da população se reflete em cada ação. Os Ecopontos, por exemplo, têm recebido atenção redobrada, com reforço na estrutura e medidas que inibem ações de vandalismo e uso indevido. Seguimos trabalhando para que esses espaços públicos sejam mais seguros, organizados e respeitados pela comunidade”, afirmou.
Além da vigilância eletrônica e da melhoria na iluminação, a prefeitura estuda novas ações para qualificar a utilização desses espaços, como o controle de acesso e a ampliação dos serviços de zeladoria. As medidas estão sendo implementadas em etapas, conforme cronograma técnico elaborado pela equipe da Seinfra.