Gravataí realiza o seu primeiro Simpósio de Urgência e Emergência - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
O seminário ocorreu no auditório da Ulbra Gravataí - Foto: Gustavo Bica/PMG

Gravataí realiza o seu primeiro Simpósio de Urgência e Emergência

Mais de 200 profissionais e acadêmicos participaram da capacitação

Gravataí – A Prefeitura de Gravataí, por meio do Serviço de Urgência da Secretaria Municipal da Saúde e o Curso de Enfermagem e a Liga Acadêmica de Enfermagem em Urgência e Emergência (Leurge) da Ulbra Gravataí, a Associação Brasileira de Medicina de Emergência (Abramed), o Corpo de Bombeiros do RS e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), juntos realizaram o I Simpósio de Urgência e Emergência do município de Gravataí. Foram três dias de atividades envolvendo capacitações para profissionais da área e acadêmicos do curso de enfermagem. O

s temas abordaram questões de superlotação nos serviços de emergência, atualizações profissionais na área, cursos de dispositivos supraglóticos, punção intraóssea, suporte básico de vida e emergências pediátricas. O evento contou com um público de 227 entre profissionais e acadêmicos e ocorreu no campus da universidade.

Segundo o coordenador de Serviço de Urgência e Emergência do município, enfermeiro Leonardo Machado, “a Prefeitura proporciona a capacitação regularmente com o intuito de manter os profissionais habilitados para atender a população”. Para a coordenadora do Curso de Enfermagem e da Leurge, professora mestre Adriana Roloff, o evento atendeu as expectativas e “no próximo ano outras instituições do município deverão ser envolvidas”.

O Suporte Básico de Vida é o conjunto de medidas e procedimentos técnicos que objetivam o suporte de vida à vítima até a sua chegada ao hospital ou momentos antes de o socorro chegar. Traçando um padrão para atendimento, o participante tem condições de auxiliar nos casos de paradas cardiorrespiratórias e reanimação cardiopulmonar proporcionando até 60% de chance de sobrevivência da vítima.

Compartilhe essa notícia
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.