Gravataí quer ser o Vale do Silício da Região Sul e cria prêmio de inovação – oreporter.net – Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Reunião na segunda definiu os detalhes - Foto: Divulgação

Gravataí quer ser o Vale do Silício da Região Sul e cria prêmio de inovação

Troféu será inspirado no projeto, de iniciativa da Smict, Gravataí 2031, que almeja que em 10 anos Gravataí esteja em um alto nível de desenvolvimento tecnológico

Gravataí – A Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Smict) definiu, na tarde da última segunda-feira (8), a realização do primeiro Prêmio Inova Gravataí. Com reconhecimentos para iniciativas relacionadas a áreas como educação e indústria, a premiação ocorrerá no último dia de outubro, com local ainda a ser divulgado. A definição deu-se durante a reunião ordinária do Conselho Municipal de Inovação e Tecnologia (Comcet), na sede da secretaria. 

Publicidade
Publicidade

O Troféu será inspirado no projeto, de iniciativa da Smict, Gravataí 2031, que almeja que em 10 anos Gravataí esteja em um alto nível de desenvolvimento tecnológico, passando a ser vista como Vale do Silício da Região Sul do Brasil. O prêmio é amparado pela Lei Ordinária Nº 4364/2021 do município de Gravataí, que separa inovação e tecnologia em seus ecossistemas pois, para um projeto ser inovador, não necessita sempre haver tecnologia envolvida. 

Publicidade

Com premiação para as categorias projeto inovador de educação básica e de educação superior, pequenas e médias empresas do varejo e indústria, grandes empresas do varejo e indústria, startup mais inovadora e projeto inovador de grande impacto, a secretária da Smict, Selma Fraga, vê no prêmio uma forma de valorizar as iniciativas locais, que, com inovação, tem potencial para transformar a vida das pessoas e a realidade das instituições. “A ideia do prêmio é dar destaque para instituições que tiverem inovações relevantes e que trazem benefícios para o município com seus modelos de negócios, atraindo assim outros investimentos.”

Outra definição da reunião foi a realização da Hackathon, uma maratona, promovida pelo governo municipal, junto com a Smict, de 48 horas, em que grupos reúnem-se para a resolução de um determinado problema. O desafio tem como público-alvo pessoas da área de programação, design, comunicação e RH. O problema em questão (definido pelo Comcet), será linkar ofertas de emprego com a mão de obra adequada/requisitada. O hackathon ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 de outubro.

Publicidade

A primeira edição do Startup Gravataí digital, bem como o terceiro ciclo do Startup Gravataí versão start, a primeira edição do Startup Gravataí kickoff, cujo objetivo é capacitar jovens saindo do ensino médio e até empreendedores já do ramo e o Like a Boss, uma competição entre startups, em parceria com o Sebrae, a ser realizado de 6 a 9 de outubro, também foram pautas do encontro que ocorreu, pela primeira vez na sede da Smict.

Estavam presentes na reunião a secretária de inovação, Ciência e Tecnologia Selma Fraga; o secretário suplente da Smict Robson Andrei dos Santos; a nova secretária-executiva do Comcet Marsala Constante; a coordenadora do Projeto Usina de Talentos da Smict Nayala Ramos; o Presidente da Câmara dos Vereadores de Gravataí Roger Corrêa; o representante do Sebrae João Neto; o representante da Smdet (Secretaria municipal de desenvolvimento e turismo) Anderson Pacheco; a diretora executiva da AGTI Ana Paula Valério; o representante do Sindilojas Rodrigo Silva; o representante do Acigra Rafael Stumpf; as professoras da Escola Dora Dimer Luise Barbosa e Camila Aquistapace e os representantes da Empresa Wise Paulo Renato Ardenghi e Rafael Dal Moro.

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.