Gravataí inicia o debate para a licitação do transporte coletivo municipal
O encontro reuniu mais de 100 participantes no auditório da prefeitura.
Gravataí – Com o objetivo de ampliar a participação da população e garantir transparência no processo de construção de uma nova concessão, a Prefeitura de Gravataí realizou, nesta quarta-feira (29), uma audiência pública sobre o transporte coletivo urbano. O encontro reuniu mais de 100 pessoas no auditório do Centro Administrativo Municipal.
A audiência teve como principal objetivo apresentar à comunidade os estudos técnicos que estão sendo elaborados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que irão subsidiar o futuro processo licitatório do transporte coletivo no município. Durante o encontro, foram apresentados diagnósticos sobre o atual funcionamento do sistema e propostas para a reestruturação do serviço, com previsão de investimentos em modernização, eficiência energética, novas tecnologias e melhorias na qualidade do atendimento aos usuários.
O prefeito Luiz Zaffalon destacou que o município vive um momento de transição, com o encerramento do atual contrato de concessão previsto para abril de 2027, e afirmou que mudanças serão necessárias para adequar o transporte coletivo às necessidades da população. “Junto com uma finalização de contrato que deve ocorrer em abril de 2027, sabemos que, hoje, o sistema de transporte coletivo é pouco utilizado. Essa é uma realidade que precisa ser enfrentada com responsabilidade e cabe ao município fazer todas as adaptações necessárias para que um serviço de transporte coletivo municipal de qualidade seja entregue à população”, afirmou.

O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Arno Leonhardt, apresentou um panorama do transporte coletivo de Gravataí e destacou que a nova concessão busca construir um sistema mais eficiente, moderno e econômico. “O principal objetivo é ter um sistema de transporte coletivo urbano eficiente, moderno e econômico. Dialogar com a comunidade e os usuários é fundamental para que esse passo seja assertivo”, disse o secretário.
Representando a Fipe, Marcelo Vieira apresentou os estudos técnicos em andamento, incluindo a situação atual do transporte coletivo no município e as propostas de melhorias para ampliar a eficiência do serviço e qualificar a mobilidade dos passageiros. Após as apresentações, moradores puderam fazer questionamentos, apresentar sugestões e contribuir com o processo. As manifestações recebidas serão analisadas pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e poderão ser incorporadas ao processo administrativo da nova concessão.

A prefeitura informou que parte dos questionamentos será respondida em até 10 dias por e-mail. As sugestões e dúvidas da população poderão ser encaminhadas até o dia 8 de agosto, às 23h59, por meio de formulário disponibilizado pela administração municipal – clique aqui para acessar o formulário.
A próxima etapa do processo será o encaminhamento dos estudos ao Tribunal de Contas. Na sequência, está prevista a publicação do edital de concessão, com previsão para dezembro de 2026, pelos canais oficiais da Prefeitura de Gravataí. A audiência contou ainda com a participação de vereadores e secretários municipais.







