Gravataí

Gravataí está entre os municípios beneficiados pelo Desassorear RS

Iniciativa beneficiará 67 cidades do Rio Grande do Sul

Gravataí – Gravataí está entre os 67 municípios gaúchos contemplados na nova etapa do programa Desassorear RS, iniciativa do governo estadual voltada à prevenção de enchentes e alagamentos causados pelo acúmulo de sedimentos em rios, arroios e sistemas pluviais. A assinatura das novas ordens de início e termos de cooperação ocorreu na quinta-feira (9), no Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre, com a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur).

Por meio do programa, o município receberá horas-máquina custeadas pelo Estado, destinadas a serviços de desassoreamento e limpeza manual e mecanizada de bocas de lobo, poços de visita, caixas de ligação e galerias. As ações também incluem reparos em dispositivos de drenagem, substituição de trechos danificados e integração de dados geográficos ao sistema de informações municipais.

O secretário municipal de Infraestrutura, Laone Pinedo, destacou que a iniciativa estadual complementa o trabalho já realizado pela prefeitura. “Estamos atuando constantemente nos arroios Barnabé e Demétrio, além de realizar o mapeamento de toda a cidade. Durante a enchente de 2024, foi possível perceber o resultado dessas ações, com Gravataí sendo minimamente atingida”, afirmou.

O ato de assinatura contou ainda com a presença do secretário municipal da Fazenda, Davi Severgnini, e do secretário adjunto de Parcerias Estratégicas, Projetos e Captação de Recursos, Gabriel Oliveira. O programa Desassorear RS está em sua segunda fase e busca ampliar a capacidade de drenagem dos municípios, reduzindo os impactos das chuvas intensas e promovendo maior segurança urbana e ambiental em todo o Estado.


Artigos relacionados

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.