Gravataí e Cachoeirinha iniciam vacinação de jovens com mais de 17 anos - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Gravataí vai vacinar jovens em todas as unidades de saúde - Foto: Roque Lopes/Arquivo

Gravataí e Cachoeirinha iniciam vacinação de jovens com mais de 17 anos

Imunização para jovens sem comorbidades inicia nesta quarta-feira (15) nos dois municípios

Publicidade

Com doses do imunizante da Pfizer em estoque, as prefeituras de Gravataí e Cachoeirinha resolveram não esperar a remessa que será distribuída nesta quarta-feira (15) pela secretaria estadual da Saúde para iniciar a vacinação dos jovens com mais de 17 anos e sem comorbidades.

Publicidade

Em Cachoeirinha, as pessoas desta faixa etária não precisam ir acompanhadas dos responsáveis até uma das três unidades de saúde: ESF José Ari, ESF Carlos Wilkens e Centro do Idoso. É necessário apresentar original e cópia da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. O horário é das 8h30min às 11h30min e das 13h às 16h30min. A imunização dos demais públicos segue nesta quarta e os detalhes podem ser conferidos na página da prefeitura no Facebook clicando aqui.

Publicidade

Já em Gravataí a aplicação da vacina estará disponível em todas as unidades de saúde no município, a partir das 8h30. Para receber a vacina é necessário estar acompanhado de um responsável, além de apresentar documento de identificação com foto, comprovante de residência no nome de um responsável e Cartão SUS ou CPF. A carteira de vacinação não é obrigatória, mas caso tenha, deve ser apresentada para auxiliar no processo de cadastramento. Os detalhes da vacinação para os demais púbicos podem ser conferidos clicando aqui.

O secretário da Saúde de Gravataí, Régis Fonseca, ressaltou a importância deste avanço que contemplará mais uma faixa etária importante da população. “Sabíamos que os adolescentes e seus responsáveis aguardavam ansiosamente por este momento. Por isso, desde que atingimos a vacinação para toda população adulta, estamos trabalhando e aguardando por orientações para iniciar a imunização desta faixa etária.” Régis destacou ainda que além da ampliação da vacinação para adolescentes, o município iniciou, nesta semana, a aplicação da dose reforço para residentes de Instituições de Longa Permanência (ILPIs).

Publicidade

Dose de reforço

A partir desta quarta, a imunização com a dose de reforço para pessoas com mais de 70 anos também está autorizada. As duas prefeituras aguardam a chegada das doses para anunciarem como vai funcionar. Para o idoso estar apto para receber a dose de reforço, é preciso que ele esteja com o esquema vacinal completo (recebido a segunda dose ou dose única) há, no mínimo, seis meses, ou seja, para aqueles que terminaram o esquema vacinal até 11 de março.

Imunossuprimidos

Também receberão a dose de reforço as pessoas com neoplasias, doenças renais crônicas, transplantados e com outras doenças crônicas que baixam a imunidade, a quantidade a ser distribuída será de aproximadamente 50 mil doses. Quem está apto a receber a dose de reforço são aqueles que terminaram o esquema vacinal (receberam a segunda dose ou dose única) em, no mínimo, 28 dias.

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.