Gravataí apresenta o Centro do Idoso para saúde de Bagé – oreporter.net – Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Gravataí esta sendo referência para Bagé - Foto: Gustavo Cunha/PMG

Gravataí apresenta o Centro do Idoso para saúde de Bagé

Com equipe multiprofissional, serviço gravataiense mantém atendimentos individuais e em grupo para idosos com graus de fragilidade e/ou comprometimento funcional

Publicidade

Gravataí – Mantido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Gravataí, o Centro de Atenção à Saúde do Idoso é o serviço especializado voltado para o acolhimento e o atendimento do idoso que apresenta graus de fragilidade e/ou comprometimento funcional. Nesta sexta-feira (1º), o funcionamento e a estruturação de atendimentos do local foi pauta de encontro com a técnica de enfermagem Daiane Machado, representante da Prefeitura de Bagé.

Publicidade
Publicidade

“Em Gravataí, procuramos entender as demandas principais do município quanto às questões do público idoso para termos um panorama mais amplo e, assim, qualificar ainda mais os atendimentos e as ações voltadas a esse público”, destaca a coordenadora do Centro do Idoso, Cristiele Carlosso. A fim de trabalhar a socialização do idoso, o espaço realiza, lembra Cristiele, trabalhos de forma individual e em grupos, além de fazer visitas domiciliares a pacientes acamados.

Publicidade

Com uma população de cerca de 120 mil habitantes, Bagé possui um serviço voltado ao idoso, mas tem seu foco na assistência social. Com isso, Daiane procurou entender o funcionamento e a capacidade instalada do serviço especializado de saúde de Gravataí, que possui 18% da sua população formada por pessoas com mais de 60 anos e tem desenvolvido permanentemente ações para essa faixa etária.

Presente ao encontro, Juliana Fontoura, coordenadora dos Serviços e Ações Programáticas Estratégicas (SAPE), ressaltou a importância de ações voltadas ao público idoso, juntamente com as unidades de saúde e demais serviços e secretarias municipais. O Centro do Idoso existe desde 2005 no município, custeado totalmente pela Prefeitura de Gravataí. 

Publicidade

Também participaram do encontro o médico geriatra Fabrício Xavier, a fisioterapeuta Josione Carpes, a terapeuta ocupacional Viviane Brambilla e a fonoaudióloga Simone Andara, todos profissionais de saúde que atuam no Centro do Idoso. Localizado no Centro Municipal de Saúde (CMS), o serviço também conta com a assistente social Raquel Osbel, e a enfermeira Márcia Charão, além da também fisioterapeuta Lauren de Faria. Demais informações podem ser consultadas pelo telefone (51) 3600 – 7753.

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.