Gravataí

Gravataí adere ao Banco Vermelho contra feminicídio

Banco está instalado no Fórum de Gravataí, na Rua Alfredo Soares Pitres, 255

Gravataí – Gravataí aderiu ao projeto internacional Banco Vermelho, iniciativa que busca conscientizar a população sobre o feminicídio e a violência contra a mulher. O equipamento foi instalado no Fórum da cidade, localizado na Rua Alfredo Soares Pitres, nº 255, com apoio da Prefeitura e da Secretaria Municipal da Mulher e Direitos Humanos (SMDH).

O projeto, que já existe em diversas cidades do mundo, foi promovido em Gravataí pela direção do Fórum da Comarca e pelo Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. A ação conta com a parceria da SMDH, que por meio da Casa Lilás atua diariamente no acolhimento e atendimento de vítimas de violência doméstica. “Esse apoio reforça o compromisso da secretaria em garantir visibilidade ao tema e ampliar as ações de enfrentamento à violência de gênero no município”, destacou a secretária Analu Sônego.

O ato de instalação contou ainda com a presença da assessora jurídica da SMDH, Thais Marcelino, da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Gravataí (COMDIMGRA), Adelaide Klein, e da juíza do Juizado de Violência Doméstica da Comarca, Samyra Bernardi.

A campanha

O Banco Vermelho nasceu na Itália, em 2016, e se espalhou por diversos países. No Brasil, ganhou reconhecimento oficial com a aprovação da Lei nº 14.942/2024, que integrou a iniciativa ao Agosto Lilás, mês de conscientização sobre a violência contra a mulher.

A cor vermelha remete ao sangue das vítimas de feminicídio, e a instalação dos bancos em locais públicos de grande circulação convida a sociedade a refletir, debater e agir diante dos altos índices de violência contra a mulher registrados no mundo.

Artigos relacionados

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.