Gravataí

Governo municipal repassa R$ 43 mil à Brigada Militar de Gravataí

Verba da Câmara será usada no reparo de veículos do 17º BPM de Gravataí

Gravataí – A Prefeitura de Gravataí assinou na tarde desta quarta-feira (19), o termo de colaboração que garante o repasse no valor de R$ 43 mil para a manutenção de três viaturas da Brigada Militar, possibilitando o retorno dos veículos ao patrulhamento. O recurso, que será direcionado para o reparo dos veículos do 17º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Gravataí, é resultado da economia de gastos realizada ao longo do ano passado pela Câmara Municipal. 

“Essa parceria entre Executivo e Legislativo é fundamental para o avanço de Gravataí como um todo. A cidade conta com indicadores que comprovam a importância assumida pelo governo municipal em relação à segurança pública”, destacou o prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon. No ano passado, por exemplo, Gravataí foi uma das três cidades da Grande Porto Alegre com taxas de assassinatos inferiores a 10 homicídios para cada 100 mil moradores, média anual abaixo daquilo que a ONU considera como epidêmica.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Claudecir Lemes enfatizou que as ações têm o objetivo de servir à sociedade. “Essas viaturas vão retornar ao policiamento, garantindo maior segurança e proteção para os moradores de Gravataí. Que possamos propor mais ações como essa”, disse.

Pensamento semelhante foi reforçado pelo secretário municipal para Assuntos de Segurança Pública (SMASP), Emílio Teixeira. “Trabalhamos para viabilizar que ações como essas: manutenção das viaturas e sejam colocadas em prática e possam garantir maior proteção”, declarou.


O presidente do CONSEPRO, Márcio Batista, destacou que o trabalho da entidade é totalmente voluntário e agradeceu ao Governo Municipal pela renovação do convênio, que ocorre desde 2015 em Gravataí. “Toda verba que passa pelo CONSEPRO precisa ter um projeto, com justificativa, cronograma de execução e três orçamentos. Os pagamentos são realizados com cheques assinados por mim e pelo tesoureiro Flávio Vidor. Prestamos contas de tudo. Agradeço ao prefeito pela renovação do convênio e reforço que, como sociedade civil organizada, seguimos à disposição”, explicou o presidente do CONSEPRO.

Conforme o tenente-coronel Ayres, do 17º BPM de Gravataí, a cidade está “no caminho certo” quando o assunto é segurança pública. “Nosso agradecimento à Prefeitura de Gravataí e à Câmara Municipal com a ajuda para a Brigada Militar. Sempre atuamos em prol do bem comum da comunidade. O equilíbrio salutar nas relações garante que ações como essas sejam possíveis. Consertar viaturas é salvar vidas”, ressaltou. 

O ato simbólico de repasse para a manutenção das viaturas também contou com a presença do vice-prefeito, Dr. Levi Melo; de secretários municipais; do Comandante do 17º BPM, tenente-coronel Ayres, e profissionais da Brigada Militar; do presidente do Conselho Pró-Segurança Pública (CONSEPRO) de Gravataí, Marcelo Euzébio Batista; e dos vereadores Clebes Mendes, Bombeiro Batista, Roger Corrêa, Alex Peixe, Anna Beatriz, Fábio Ávila, Paulinho da Farmácia e Policial Evandro Coruja.

O que é o CONSEPRO?

O Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (CONSEPRO) é uma entidade não governamental que se sustenta por meio de doações de munícipes, empresários, comerciantes, bancos, Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) do Poder Judiciário e repasses da Prefeitura, formalizados por meio de termos de fomento. Todos os recursos arrecadados são revertidos em materiais, equipamentos e serviços solicitados principalmente pela Brigada Militar e pela Polícia Civil.

Embora a segurança pública seja uma responsabilidade do Estado, o CONSEPRO busca agilizar os serviços prestados pelos órgãos de segurança. Sua estrutura local enxuta e a rapidez nos processos administrativos possibilitam maior eficiência nas aquisições.

Artigos relacionados

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.