GAECO deflagra operação contra golpe dos nudes em Gravataí
Homem é alvo por usar nome de autoridades para aplicar golpe

Gravataí – O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) realizou, nesta terça-feira (27), a “Operação Verdade Nua” em Gravataí. A ação teve como alvo um homem investigado por usar o nome e a imagem de autoridades estaduais para aplicar o chamado “golpe dos nudes”, prática que configura extorsão e uso de falsa identidade.
A investigação, iniciada em janeiro, revelou que o golpista gaúcho tentou extorquir uma vítima de Sergipe. Inicialmente, ele se passou por um adolescente interessado em trocar fotos íntimas. Na sequência, o próprio estelionatário ou um comparsa assumiu o papel de uma autoridade jurídica, alegando ter sido acionado pela família do suposto menor. Em nome da falsa autoridade, exigiram valores para evitar uma suposta investigação criminal e custear um tratamento psicológico para o jovem.
A vítima desconfiou do golpe ao identificar o código DDD 51 e procurou o Ministério Público. Com autorização judicial, foi cumprido um mandado de busca e apreensão em Gravataí, com apoio da Brigada Militar e do cão farejador Tobias. A ação foi coordenada pela promotora Maristela Schneider, do 2º Núcleo do GAECO – Região Metropolitana, sob supervisão do promotor André Dal Molin.
Durante a operação, a Justiça também autorizou a quebra dos sigilos bancário, telefônico e telemático do investigado, além do bloqueio de contas e chaves Pix usadas nos crimes. O suspeito, de 23 anos, já responde a processo por tentativa de homicídio e outros delitos, e atualmente está monitorado por tornozeleira eletrônica.

Segundo a promotora Maristela, os golpistas têm usado nomes de diversas autoridades, como o do procurador-geral de Justiça, juízes, promotores e policiais, para legitimar as extorsões. Ela alerta que nenhuma autoridade entra em contato para exigir dinheiro e que casos assim devem ser denunciados.
No episódio apurado, a vítima, de 25 anos, recebeu uma exigência inicial de R$ 3 mil para que as imagens íntimas não fossem divulgadas e o suposto processo fosse encerrado. A denúncia foi feita antes que mais valores fossem solicitados.
Como funciona o golpe dos nudes
O criminoso estabelece contato por redes sociais, finge ser um adolescente e propõe trocas de imagens íntimas. Depois, utilizando outro número, assume a identidade de uma autoridade e ameaça a vítima com uma suposta investigação. A extorsão é feita sob a promessa de não divulgar as imagens nem levar o caso adiante, mediante pagamento.
Prevenção
- Evite trocar mensagens íntimas com desconhecidos;
- Desconfie de perfis com poucas informações ou contatos;
- Recuse pedidos de dinheiro em troca de silêncio;
- Solicite videochamadas ou documentos de identificação;
- Combine encontros apenas em locais públicos e seguros.
Como denunciar
Antes de denunciar, sempre registre um boletim de ocorrência.
No Estado, procurar também o MPRS. Se morar em Porto Alegre, o contato pode ser feito pelo telefone (51) 3295-1100 e, no Interior do Estado, entre em contato com a Promotoria de Justiça mais próxima pelos telefones disponibilizados no site do MPRS. O contato também pode ser feito pelo email





