ESTADO

Fim de semana terá temporais e risco de estragos no RS

De acordo com a previsão, algumas tempestades poderão atingir forte intensidade e provocar danos localizado

Gravataí – O RS terá um fim de semana marcado por condições de tempo severo em parte do Estado. Conforme a MetSul Meteorologia, a formação de uma frente quente, que permanecerá semi-estacionária entre o Uruguai e o território gaúcho, favorecerá a ocorrência de chuva intensa, temporais, rajadas de vento e queda de granizo em diversas regiões.

De acordo com a previsão, algumas tempestades poderão atingir forte intensidade e provocar danos localizados. O ambiente atmosférico também é favorável à formação de supercélulas, tipo de tempestade associado a fenômenos como vendavais, granizo de médio a grande porte e volumes elevados de chuva em curto período. A MetSul também alerta que, devido ao intenso cisalhamento do vento provocado por uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera, não está descartada a ocorrência isolada de tornados.

Regiões com maior risco

Os maiores volumes de chuva e o risco mais elevado de temporais concentram-se nas regiões Oeste, Centro e Sul do Rio Grande do Sul, com atenção especial para municípios da Metade Sul.

Já nas regiões Norte e Nordeste do Estado, o tempo deve permanecer firme durante grande parte do fim de semana, com predomínio de sol, temperaturas elevadas para esta época do ano e vento Norte moderado a forte, com rajadas intensas em áreas de serra, vales e encostas.

Porto Alegre fica na divisa entre chuva e calor

A previsão para Porto Alegre é considerada uma das mais complexas pelos meteorologistas. A capital ficará na faixa de transição entre as áreas de instabilidade e as regiões onde o tempo permanecerá firme.

Neste sábado, a previsão indica sol entre nuvens e calor, com temperaturas podendo alcançar entre 33°C e 34°C, valores elevados para o mês de julho. No fim do dia, o avanço da instabilidade pela região da Lagoa dos Patos poderá provocar chuva isolada.

No domingo, a capital ainda deverá registrar períodos de sol, mas com aumento da nebulosidade. Há possibilidade de pancadas passageiras de chuva, trovoadas e queda isolada de granizo. A previsão indica que a instabilidade mais organizada deverá atingir Porto Alegre na segunda-feira.

Previsão para sábado

O sábado começa com predomínio de sol na maior parte do Rio Grande do Sul. O destaque será o vento Norte, provocado por uma corrente de jato em baixos níveis, com rajadas entre 40 km/h e 70 km/h em diversas regiões. Em áreas de maior altitude, vales e encostas, as rajadas podem variar entre 80 km/h e 100 km/h, mesmo sem a ocorrência de temporais.

As primeiras áreas de instabilidade devem atingir o extremo Sul do Estado, onde há previsão de chuva, descargas elétricas, granizo e vendavais. Entre a tarde e a noite, novas áreas de chuva avançam pelo Oeste e Centro gaúcho, podendo se aproximar da Região Metropolitana pela Lagoa dos Patos.

Domingo terá maior abrangência da instabilidade

No domingo (19), a chuva ganha força na Metade Sul, onde a instabilidade deve atuar desde a madrugada. A previsão aponta para volumes elevados de precipitação, grande incidência de raios e possibilidade de tempestades com vendavais e granizo.

Ao longo do dia, a instabilidade também avança sobre parte das regiões Oeste e Centro, mantendo o risco de chuva intensa e temporais isolados. Há possibilidade de pancadas localizadas na Região Metropolitana, nos vales e no Noroeste.

Enquanto isso, o Norte e o Nordeste do Estado deverão permanecer com tempo firme, calor e vento Norte persistente.

Segunda-feira

Na segunda-feira (20), a instabilidade se espalha por grande parte do RS A combinação entre a frente quente e o fluxo de ar quente vindo do Norte continuará favorecendo a formação de áreas de chuva intensa e temporais isolados. Segundo a MetSul Meteorologia, permanecem elevadas as condições para ocorrência de chuva forte, vendavais, queda de granizo e outros fenômenos associados às tempestades.

A orientação é que a população acompanhe a atualização dos avisos meteorológicos e evite áreas de risco durante a ocorrência de temporais, especialmente em locais sujeitos a alagamentos, queda de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica.

Artigos relacionados

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.