FETEG e projeto da Casa Lilás são indicados ao Prêmio FAMURS
Prêmio conta com mais de 400 inscritos em 18 categorias

Gravataí – Gravataí comemora duas indicações ao Prêmio FAMURS de Boas Práticas na Gestão Pública Municipal. O Festival de Teatro de Gravataí (FETEG) 2025 e o projeto Audiências de Acolhimento com a Vítima, da Casa Lilás, concorrem entre mais de 400 iniciativas inscritas em 18 categorias.
O FETEG 2025, edição multicultural, transformou a cidade em um vibrante polo cultural entre 22 e 27 de abril, com teatro, dança, música, circo, oficinas e performances. Foram mais de 50 horas de atividades gratuitas, com a participação de 193 grupos e mais de 300 profissionais, incluindo artistas de diferentes estados do país.
O secretário municipal de Cultura, Patrick Silva, destacou a importância do reconhecimento: “Ver o trabalho do FETEG indicado ao Prêmio FAMURS é motivo de orgulho. Garantir a edição de 2026 significa continuar valorizando a cultura de Gravataí e fortalecendo o setor artístico no município.”
Já o projeto Audiências de Acolhimento com a Vítima, executado pela Secretaria Municipal da Mulher e Direitos Humanos (SMDH), oferece às vítimas de violência doméstica e familiar um espaço seguro para participação em audiências virtuais do Judiciário. Durante a pandemia, quando os tribunais estavam fechados, a iniciativa permitiu que as vítimas evitassem o contato com os agressores e tivessem acesso imediato a suporte psicossocial e jurídico.
Segundo a assessora jurídica da SMDH, Thais Marcelino, “O projeto proporciona acolhimento em momentos delicados e apreensivos. Como trouxe resultados positivos, permanece em funcionamento até hoje.”
A 7ª edição do Prêmio Boas Práticas na Gestão Pública Municipal divulgará os vencedores no dia 29 de outubro, durante o 4º Smart Cities Park, em Nova Petrópolis, evento que reúne gestores e especialistas para debater o futuro das cidades inteligentes e sustentáveis no Rio Grande do Sul.