Fábrica de semicondutores vem para Cachoeirinha e vai investir R$ 1 bilhão
Cidade foi a escolhida pelo Grupo Tellescom para a unidade de encapsulamento e testes de semicondutores, com foco em clientes da indústria automotiva, da comunicação e da internet das coisas

Cachoeirinha – O Grupo Tellescom, com sede em São Paulo e fábrica em Manaus, fará um investimento que gira ao redor de R$ 1 bilhão em Cachoeirinha. A cidade foi a escolhida para a planta de encapsulamento e testes de semicondutores, com foco em clientes da indústria automotiva, da comunicação e da internet das coisas. O prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon, tentou levar o investimento para a cidade oferecendo área e incentivos fiscais, mas a empresa optou por Cachoeirinha.
Em fevereiro desse ano, a Invest RS assinou um termo de engajamento com a Tellescom. A agência de investimento garantiu apoio ao projeto de instalação de uma fábrica de semicondutores no Rio Grande do Sul. A empresa também está cumprindo agenda no país asiático para negociações ligadas ao projeto.
O termo de engajamento é o documento assinado entre a agência e a empresa interessada em investir no Estado. O acordo estabelece os termos do apoio técnico e especializado que a Invest RS dará à companhia para que ela concretize o negócio.
Na época, o presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki, explicou que o termo de apoio técnico foi o primeiro passo para o trabalho de impulsionar a inovação visando posicionar o Estado como um novo polo da indústria de semicondutores.
A Tellescom é um grupo brasileiro que produz equipamentos eletrônicos, entre outras atividades. O projeto previsto para o Rio Grande do Sul é de desenvolvimento de uma fábrica de encapsulamento e testes de semicondutores. “O Rio Grande do Sul sempre teve esta vocação. É o melhor local tanto em termos de maturidade do governo quanto em termos de concentração de conhecimento”, avaliou em fevereiro o CEO da Tellescom Semicondutores, Ronaldo Aloise Júnior. A existência do programa Semicondutores RS, idealizado e coordenado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), favoreceu o investimento no Estado.
O protocolo de intenções entre o Governo do RS e a Tellescom será assinado nesta segunda-feira (23) na inauguração do escritório da Invest RS em São Paulo.
O terreno para abrigar a planta de 10 mil metros quadrados fica na área da UERGS, que em 2021 assumiu a estrutura da Cientec com o objetivo da implantação de um parque tecnológico. A secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Sueme Pompeo de Mattos, estava no aeroporto Salgado Filho na manhã desta segunda indo para São Paulo para representar a prefeitura na assinatura do Protocolo de Intenções.




