Gravataí

Evento destaca avanços dos serviços sociais em Gravataí

Caminhos de superação e conquistas foi o tema desta edição, o evento contou com apresentações dos serviços prestados à comunidade, homenagens e palestras

Gravataí – O II Seminário de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) foi realizado na manhã desta quinta-feira (16), na Câmara Municipal de Gravataí, com o tema “Caminhos de superação e conquistas”. O encontro reuniu servidores, voluntários e representantes de instituições parceiras para celebrar o fortalecimento das ações de assistência social no município e promover a troca de experiências entre os participantes.

Vinculado à Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas), o SCFV tem como objetivo promover integração, aprendizado e valorização das histórias de vida de seus usuários. Durante o evento, foram apresentadas atividades desenvolvidas pela Prefeitura e por entidades conveniadas, evidenciando o impacto positivo desses serviços na comunidade.

O secretário da Família, Cidadania e Assistência Social, Leandro Ferreira, ressaltou a importância do encontro para aprimorar o atendimento à população. “A troca que teremos hoje será de muito aprendizado para todos nós. Isso nos permitirá potencializar os serviços que já são de qualidade em nossa cidade. Nosso compromisso é entregar o melhor para que a assistência social chegue cada vez mais à sociedade”, destacou.

A chefe da Divisão de Proteção Social Básica, Margarete Farias, apresentou os serviços municipais, como os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), o programa Meninos e Meninas e o Gravita+, que atualmente atendem 798 usuários, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos. Ela salientou a diversidade dos perfis assistidos — desde pessoas em situação de rua até vítimas de abuso e isolamento social — e a importância de um atendimento humanizado e adaptado a cada realidade.


Durante o seminário, Margarete também homenageou a equipe do serviço Meninos e Meninas, que completou 25 anos de atuação em Gravataí. “Esse serviço marcou e continua marcando a história de centenas de crianças e famílias, transformando vidas por meio da convivência, da escuta e do carinho”, afirmou.

Além dos serviços municipais, o evento destacou o trabalho das instituições parceiras que integram a rede de assistência social:

  • Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) – há 56 anos no município, referência desde 2013 na inclusão no mercado de trabalho, com 115 usuários entre 12 e 59 anos.
  • Fundação Casa dos Sonhos – há 24 anos em Gravataí, atende atualmente 108 crianças e adolescentes no contraturno escolar, oferecendo, em muitos casos, a única refeição do dia.
  • Centro Ocupacional dos Familiares e Amigos de Deficientes Mentais (Cofameg) – atende 40 usuários entre 16 e 59 anos.
  • Legião da Boa Vontade (LBV) – atua em Glorinha, desenvolvendo atividades diárias com crianças e famílias.

O encerramento contou com depoimentos de usuários e palestras sobre superação, garantia de direitos e prevenção de riscos sociais. A presidente do Conselho de Assistência Social de Gravataí, Bruna Lapa, reforçou o papel central da comunidade nas políticas públicas. “Eventos como este só fazem sentido com a presença dos usuários. Hoje, juntos, potencializamos o sistema de assistência social de Gravataí ao prestigiar e debater os serviços prestados”, concluiu.

Artigos relacionados

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.