Estudo das vias laterais da Free Way em fase final - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
O encontro aconteceu na semana passada, na sede da ANTT - Foto: Fabrício Preto.

Estudo das vias laterais da Free Way em fase final

Esteve em discussão na Agência Nacional de Transporte Terrestres – ANTT, durante reunião na última semana, o processo de estudo para o novo contrato de concessão da BR 290. Marco Barbosa, coordenador do Movimento Livre Acesso à Free Way, e André Campos, Presidente da ACC, solicitaram informação sobre as reivindicações de acesso à Free Way através do projeto das vias laterais.

Segundo Marisa Dagmar Tiefensee, coordenadora de infraestrutura da ANTT, o prazo de entrega do estudo, que inicialmente era em janeiro, passou para o mês de maio deste ano. Informou que após deste período, os estudos passam pela comissão que elabora o edital de licitação. O passo seguinte, e mais importante, é a realização das audiências públicas para ouvir a população e definir o novo edital.

Publicidade

Marco Barbosa cobrou a garantia da inclusão das vias laterais no processo de licitação. De acordo com o estudo, estas vias laterais iniciam no quilômetro 64, próximo à GM em Gravataí, chegando até o quilômetro 96, nas proximidades da Arena do Grêmio. Outra novidade que está ligada a este projeto é o deslocamento da praça de pedágio de Gravataí para após a intersecção com a ERS 118. A construção das vias marginais inviabiliza a permanência de pedágio, liberando o acesso para o usuário de curta distância.

Esta novidade vai afetar diretamente o trânsito na avenida principal de Cachoeirinha, desafogando o fluxo de veículos que utilizam a cidade como via de acesso à Porto Alegre. O projeto também destaca a necessidade de ciclovias ao longo de todo o trecho, considerando a condição topográfica plana da superfície e dando maior mobilidade à população.

Publicidade

 

Compartilhe essa notícia

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.