Estudante da Luiz de Camões foi morta por asfixia
- Roque Lopes
A estudante Marta Gonçalves, 14 anos, morreu por asfixia na escola estadual Luiz de Camões, em Cachoeirinha, na tarde desta quarta-feira (9). O laudo do Departamento Médico Legal (DML) aponta esta causa da morte. Os músculos do pescoço estavam “quebrados”. O caso está sendo investigado pela 1ª Delegacia de Polícia em Cachoeirinha. O delegado Leonel Baldasso vai chamar todos os envolvidos para apurar o motivo da briga e se realmente houve intenção de matar a jovem.
Ela havia se mudado com a mãe, da Zona Norte de Porto Alegre, para Cachoeirinha há poucas semanas. Era o segundo dia de aula de Marta na Luiz de Camões. Ela se envolveu em uma briga dentro da sala de aula no terceiro andar do prédio com pelo menos outras duas meninas, uma de 12 anos e outra de 13 anos. Ela teria caído e bateu a cabeça, mas o laudo pericial indica que não foi uma lesão na cabeça a causa da morte e sim a asfixia, que pode apontar que mesmo caída ela foi sufocada com um uso das mãos ou se chocou contra a quina de uma classe ou outro móvel, provocando a lesão.
LEIA MAIS
Briga entre meninas termina em morte na escola Luiz de Camões
O primeiro atendimento à menina foi realizado por professores. A diretora do educandário, Fani Drehmer, disse em entrevista na Rádio Gaúcha que a jovem foi encontrada na sala deitada no chão e convulsionando. Técnicos do posto de saúde Luiz de Camões, localizado ao lado da escola, foram chamados para prestar socorro. A jovem já estaria morta, segundo informações das profissionais que atenderam o caso. Marta chegou a ser levada para o hospital Padre Jeremias, mas as tentativas de reanimação não deram certo.


