POLÍCIA

Esquema de desvio de mercadorias em Cachoeirinha tem dois presos

A ação foi conduzida por policiais civis da 1ª Delegacia de Polícia de Cachoeirinha.

Cachoeirinha – A conferência das entradas e saídas de notas fiscais de uma empresa de logística, localizada no Distrito Industrial de Cachoeirinha, resultou na descoberta de um esquema criminoso que levou à prisão de dois funcionários, de 40 e 50 anos, nesta terça-feira (23). A ação foi conduzida por policiais civis da 1ª Delegacia de Polícia de Cachoeirinha.

Segundo o delegado André Anicet, titular da 1ª DP e responsável pelo caso, a investigação teve início após uma empresa cliente do centro de distribuição instalado em Cachoeirinha registrar a não entrega de diversas mercadorias. As reclamações motivaram uma análise detalhada por parte da empresa de logística, que passou a monitorar os trajetos de entrega. Os funcionários não despertavam suspeitas anteriores, mas verificações posteriores apontaram que um número significativo de entregas não correspondia às notas fiscais conferidas. E que o carimbo usado nas notas fiscais eram falsos. Com a constatação do desvio, a empresa acionou a Polícia Civil e registrou ocorrência.

O inquérito revelou a forma de atuação dos suspeitos: eles retiravam os produtos no centro de distribuição e, em vez de encaminhá-los ao cliente — uma rede de supermercados com atuação em todo o Estado —, separavam itens de maior valor, como televisores, brinquedos e eletrodomésticos. Para encobrir a fraude, utilizavam carimbos falsificados como se fossem do destinatário e devolviam ao centro de distribuição documentos que indicavam a entrega, neste caso as notas fiscais. As mercadorias eram mantidas em posse dos funcionários e, posteriormente, anunciadas para revenda em plataformas digitais, como o marketplace do Facebook, informou o delegado.

Ainda segundo, o delegado, com as provas reunidas, solicitei a prisão preventiva dos investigados. O pedido foi aceito pelo Poder Judiciário após parecer favorável do Ministério Público. As prisões ocorreram no bairro Jardim Algrave, em Alvorada, e no bairro Jardim Betânia, em Cachoeirinha. Ambos já possuíam antecedentes criminais e foram autuados por furto qualificado.

Após prestarem depoimento na 1ª Delegacia de Polícia de Cachoeirinha, os dois foram encaminhados ao sistema prisional. O valor total das mercadorias subtraídas não foi divulgado pelas autoridades.

Artigos relacionados

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.