Cachoeirinha quer diminuir fila de consultas em algumas especialidades
Secretária anuncia revisão do cadastro de pacientes que aguardam por consulta
Cachoeirinha – A secretaria municipal da Saúde de Cachoeirinha vai contratar ortopedista, dermatologista e cirurgião vascular para desafogar a fila de consultas do SUS. Além dessas especialidades, serão contratados outros profissionais de contratos atuais em vigor e que não podem ser renovados. São 10 plantonistas clínicos gerais, 14 plantonistas pediatras, 10 médicos gerais comunitários, seis pediatras, cinco ginecologistas, três cardiologistas, três neurologistas, um endocrinologista, dois geriatras e cinco médicos de Estratégia de Saúde da Família.
Segundo a secretária da Saúde, Bianca Breier, médicos contratados por processo seletivo simplificado estão com contrato encerrando ou já encerraram. Não é possível fazer a renovação por questão legal. Desta forma, foi necessário a Câmara aprovar as contratações que serão feitas conforme a necessidade da rede de saúde.
A novidade neste projeto aprovado pela Câmara na terça-feira (25) é a inclusão de três especialidades cujas consultas não estão disponíveis na rede municipal. São de pacientes aguardando para serem atendidos por ortopedista, dermatologista e cirurgião vascular. Essas pessoas estão na fila do SUS aguardando serem chamadas pelo Sistema de Gerenciamento de Consultas do Estado, chamado de Gercon.
Prefeitura fará concurso público
Hoje, a prefeitura não tem mais médicos aprovados em concurso público para chamar. Conforme a secretária, já foi formada uma comissão para tratar do concurso e o edital poderá ser publicado ainda esse ano.
Na Câmara, quando entrou em discussão o projeto para a contratação temporária de médicos, os vereadores da bancada do PT, Léo da Costa e Gustavo Almansa, argumentaram que a realização de concurso é uma necessidade. Almansa argumentou que no caso de médicos que atendem nas unidades básicas de saúde, o concursado cria vínculos com a comunidade e isso proporciona “um trabalho mais integral”, beneficiando os pacientes.
Contato com quem está na fila
Segundo a secretária da Saúde, será feita uma revisão nos cadastros de pessoas que aguardam por consultas em especialidades cuja responsabilidade é do Estado. Entre os objetivos está o de apurar o número exato de pacientes que ainda precisam das consultas. As especialidades que podem ser atendidas pela prefeitura terão as consultas marcadas conforme a disponibilidade de médicos. Hoje, a rede tem cardiologista, por exemplo.
Quando forem contratados os demais, essas pessoas serão chamadas caso não tenham sido atendidas pelo Estado. Os contatos serão feitos por telefone e whatsapp. “Quem mudou de telefone deve procurar a unidade de saúde próxima da sua casa e fazer a atualização cadastral”, avisa a Bianca Breier.