Escolas de Cachoeirinha poderão ter botão do pânico aprovado pela Câmara
Iniciativa é do vereador Zeca Transportes e aguarda sanção do prefeito Cristian Wasem
Cachoeirinha – A Câmara de Cachoeirinha aprovou por unanimidade o projeto de lei do legislativo número 87/2025, que propõe a instalação de dispositivos anti pânico – botão do pânico – em caso de iminente ameaça de agressão em toda rede municipal de ensino. A iniciativa é de autoria do vereador Zeca Transportes (MDB) e a votação aconteceu na semana passada.
Conforme o projeto, os chamados “botões de pânico” devem ser instalados em locais de fácil acesso, dentro das dependências das escolas, possibilitando sua fiscalização. Eles só devem ser acionados nos casos de urgência, enviando um sinal de alerta para o setor de monitoramento municipal, ficando a critério da administração pública redirecionar o socorro para órgão responsável pelo atendimento presencial. Uma sirene será instalada na área externa das instituições de ensino emitindo sons e alertas à comunidade vizinha, bem como aos transeuntes.
O Poder Executivo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em conjunto com a Guarda Municipal, estabelecerá a forma de implantação do botão de pânico. O prazo para instalação dos equipamentos é de um ano, tendo início pelas escolas com os mais altos índices de ocorrência de violência registrados por órgãos competentes.
Autor do projeto, o vereador Zeca Transportes (MDB) justificou a proposta. “O objetivo é aumentar a segurança e a proteção de alunos, professores e funcionários em ambientes escolares. Vários municípios já adotaram tal medida, a exemplo de Valinhos/SP. Assim, é fundamental que os poderes públicos atuem com firmeza para prevenir tragédias em escolas e que os estudantes e profissionais da educação tenham segurança para desempenhar normalmente suas atividades”, sustentou. Agora, o projeto aguarda sanção do prefeito Cristian Wasem (MDB) para tornar-se lei municipal.