Empresa de Cachoeirinha se prepara para a indústria 4.0
Com papel estratégico na ampliação da capacidade produtiva, iniciativa promoveu otimização dos processos industriais da empresa do setor de usinagem
Cachoeirinha – A Sultécnica, empresa de Cachoeirinha especializada no fornecimento de componentes usinados de precisão, está se preparando para a indústria 4.0. A empresa contratou a Fundação CERTI, uma instituição independente e sem fins lucrativos, fundada em 1984 em Florianópolis, que atua na pesquisa, desenvolvimento e prestação de serviços tecnológicos especializados para a iniciativa privada, governo e terceiro setor.
A iniciativa promoveu a reestruturação fabril da Sultécnica com foco em ganhos operacionais e preparação para expansão da planta industrial da empresa. “Além de entregarmos um layout otimizado, desenvolvemos um plano estruturado de implementação e avaliamos cenários futuros, apoiando a Sultécnica na tomada de decisões estratégicas de médio e longo prazo”, destacou Ketlen Possoli, consultora de negócios da CERTI.
O projeto foi conduzido em duas etapas, com início no mapeamento detalhado dos processos internos e identificação de gargalos e desperdícios. A partir dessas informações, foi desenvolvido um novo layout da fábrica em 2D, considerando restrições físicas, logísticas e estratégicas.
Em seguida, foram realizadas simulações digitais de diferentes cenários por meio da ferramenta Plant Simulation, o que permitiu testar alternativas de configuração, avaliar impactos e definir um plano de implementação seguro e eficaz. “O resultado final é uma planta mais eficiente, escalável e pronta para absorver novos investimentos em equipamentos e linhas de produção”, explica a consultora de negócios da CERTI.
Com mais de 20 anos de atuação no fornecimento de componentes usinados de precisão para os setores automotivo, agrícola, industrial e hidráulico, a Sultécnica reafirma, com esse movimento, seu compromisso com a inovação e a competitividade no mercado nacional e internacional.
“A estrutura fabril representa um salto de excelência, que nos permite levar ao mercado e aos nossos clientes mais tecnologia, qualidade e competitividade. Os ganhos se estendem da verticalização de estoques e embalagens a otimização dos fluxos produtivos e aumento da eficiência operacional”, destaca Ricardo Pimentel, diretor comercial da Sultécnica.
A implementação do projeto vem sendo conduzida pelas equipes da Sultécnica com suporte da CERTI, que é referência na área de engenharia de processos e transformação digital, pilares da chamada Indústria 4.0. “Escolhemos a CERTI como parceira por toda sua expertise em inovação e tecnologia, e sua contribuição foi fundamental para garantir a confiabilidade e a assertividade das soluções adotadas”, complementa Pimentel.






