Gravataí

Emef Jardim Florido conquista cinco prêmios no Sicoob 2025

A iniciativa tem como objetivo incentivar práticas cooperativas e reflexões sobre diversidade durante as atividades escolares

Gravataí – A rede municipal de ensino de Gravataí teve destaque no Concurso Cultural Sicoob 2025. Cinco estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Jardim Florido foram premiados na etapa regional, realizada nesta terça-feira (18). A iniciativa tem como objetivo incentivar práticas cooperativas e reflexões sobre diversidade durante as atividades escolares.

Entre os reconhecidos está Gabrielly Kauane Matos, aluna do 7º ano, vencedora da etapa regional. Ela ganhou uma viagem para Maringá, no Paraná, onde participará da fase nacional do concurso, reunindo estudantes de diferentes regiões do país. A viagem, com despesas custeadas pelo Sicoob, está marcada para 10 de dezembro. Caso avance para a etapa seguinte, Gabrielly seguirá para Brasília.

Ao todo, mais de 1.800 estudantes de 15 escolas do Rio Grande do Sul participaram da edição. Sete alunos foram premiados, sendo cinco de Gravataí: além de Gabrielly, também foram reconhecidos Laura Duarte, Sheron Lisboa, Matheus Titoni e Maria Luiza Magni, todos da Emef Jardim Florido. As categorias incluíram poemas, textos narrativos e histórias em quadrinhos, com trabalhos realizados por turmas do 3º, 5º, 7º e 9º anos.

A secretária municipal de Educação, Aurelise Braun, ressaltou a importância da participação dos alunos. “Reforçamos, desde cedo, valores essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e colaborativa”, afirmou. A diretora da escola, Bianca Menger Eberhardt, destacou o orgulho pela conquista dos estudantes e o impacto pedagógico da iniciativa. A escola conta atualmente com 534 alunos.


A edição deste ano teve como tema “Diversidade que soma, cooperação que multiplica”. Promovida pelo Instituto Sicoob, a proposta busca mostrar como diferentes experiências e habilidades se complementam e como o cooperativismo fortalece vínculos e amplia oportunidades no ambiente escolar.

A gerente regional da Sicoob Três Fronteiras, Lislaine Nascimento, enfatizou a participação das escolas e o envolvimento dos estudantes. Segundo ela, o concurso contribui para a formação cidadã e aproxima a prática cooperativa do cotidiano das comunidades escolares.

A cerimônia de premiação contou ainda com a presença de servidoras da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Claudia Raffo e Daiane Carbonera, da Assessoria Pedagógica.

Artigos relacionados

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.