Embrapa apresenta estudo sobre solo e clima de Gravataí - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Alba conheceu os detalhes do projeto - Foto: Divulgação

Embrapa apresenta estudo sobre solo e clima de Gravataí

Levantamento apresenta potencialidade do solo e indica as melhores culturas conforme a região do município

Nesta quarta-feira (13), o prefeito Marco Alba recebeu, em seu gabinete, Cleiton Nailto Pillon, chefe-geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que esteve acompanhado do pesquisador José Filippini Alba e Pablo Miguel, professor universitário de Agronomia na UFPEL. O secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento, Denner Gelinger, e o adjunto da pasta, Rafael Evaldt, também participaram da agenda.

Na oportunidade, representantes da Embrapa apresentaram o Projeto de Zoneamento Edafoclimático para o município de Gravataí. Trata-se de um estudo sobre solos e zoneamento para várias culturas de interesse do município, tendo como objetivo conhecer, mapear e indicar as potencialidades do solo da cidade.

“Gravataí terá em mãos uma base de dados atualizada com escala apropriada sobre recursos naturais, hidrografia, relevo, clima e uso atual das terras”, disse o prefeito.

O projeto conta com investimentos da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), na época, à frente, Caio Rocha.

“Existem várias aplicações importantes com a conclusão deste estudo. Por exemplo, se algum investidor tiver interesse de empreender na cidade, principalmente na área agrícola, Gravataí terá uma base de dados para ordenar a implantação de cultivos em regiões aptas e preferenciais”, destacou Clenio.

O trabalho está bastante avançado e o estudo deverá ser concluído no início do segundo semestre.

Compartilhe essa notícia