Dr. Floriano Torres, médico histórico de Gravataí, morre aos 90 anos
Uma personalidade da saúde no município, Torres foi reconhecido por suas habilidades obstétricas, tendo realizado mais de 10 mil partos ao longo da carreira, quase todos no Becker
Gravataí – Faleceu aos 90 anos, Floriano Torres, médico histórico de Gravataí e que mais tempo serviu ao Dom João Becker. Atuou na instituição de 1963 a 2022 (59 anos), exercendo também cargos diretivos, além da assistência. Uma personalidade da saúde no município, Torres foi reconhecido por suas habilidades obstétricas, tendo realizado mais de 10 mil partos ao longo da carreira, quase todos no Becker. Foi também vereador e presidente da Câmara Municipal, sendo um dos idealizadores do Distrito Industrial da cidade.
Natural de Bagé, Floriano foi convidado a se instalar no município pelo Dr. Luiz Bastos do Prado, outra liderança histórica da região, que pretendia abrir uma casa de saúde. Dr. Torres, que atuava na cidade de Casca, a 235 quilômetros da Capital, foi convencido pela esposa, Vera, que, querendo ficar perto da família em Porto Alegre, optou por Gravataí. Foi assim que Floriano iniciou sua trajetória profissional em 1963, no Dom João Becker. À frente da instituição hospitalar, se destacou entre 1965 e 1970, cuidando pessoalmente de milhares de pessoas com tuberculose, evitando uma epidemia na cidade e na região.
Em 2022, Torres e outros três médicos históricos de Gravataí (Francisco Feijó, Glair Bailon e Luiza Cabral) foram homenageados pela Câmara Municipal (fotos). A distinção foi uma proposição do Hospital Dom João Becker, da Associação Médica de Gravataí (AMG) e da própria Câmara de Vereadores.