Diretor regional das Comunidades Açorianas visita Cachoeirinha - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
O objetivo da organização é preservar a cultura açoriana no mundo. Foto: Fernando Planella /PMC

Diretor regional das Comunidades Açorianas visita Cachoeirinha

Na manhã desta quarta-feira, 30 de março, o vice-prefeito Gilso Nunes recebeu a visita do diretor regional das Comunidades Açorianas, Paulo Teves, e da presidente da Casa dos Açores do Rio Grande do Sul, Célia Silva Jachemet. Também participaram da reunião o diretor de Comunicação, André Guterres; o pesquisador em história da Secretaria de Cultura, Guilherme Dias da Silva; e a integrante do Conselho Municipal de Política Cultural, Sônia Zanchetta.

Na ocasião, os presentes conversaram sobre a Casa dos Baptista, casa açoriana construída em Cachoeirinha por volta de 1820, localizada no chamado Mato do Júlio. Alguns dos herdeiros da propriedade não permitem a visitação ao local, por isso o município luta pelo tombamento da casa e trabalha na criação da Lei do Tombo, que está sendo elaborada pela Secretaria de Governo (SMG). A Casa dos Baptista foi a primeira construída em Cachoeirinha, portanto, a história da colonização do município está lá.

Publicidade

O diretor regional das Comunidades Açorianas mostrou-se disposto a apoiar a causa. “Também faz parte da nossa história, então é do nosso interesse. O Governo dos Açores pode manifestar ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul o apoio a causa”, sugeriu Teves.

Publicidade
Compartilhe essa notícia

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.