Diálogo entre poder público e setor privado marca encontro em Gravataí
Encontro abordou temas voltados à aprovação de projetos, licenciamento e recebimento de obras de parcelamento do solo urbano
Gravataí – A Prefeitura de Gravataí realizou, nesta quarta-feira (8), o 2º workshop do ciclo de Desenvolvimento Urbano, reunindo mais de 100 profissionais entre arquitetos, engenheiros, técnicos em edificações, corretores, empreendedores e estagiários. O encontro teve como foco a desburocratização e otimização dos processos de licenciamento e recebimento de obras de parcelamento do solo urbano.
Organizado pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano (SMDUR) e de Desenvolvimento Humano e Capacitação (SMDHC), com coordenação da Escola de Governo, o evento buscou fortalecer o diálogo entre poder público e iniciativa privada. A programação incluiu palestras técnicas sobre loteamentos, desmembramentos, fracionamentos e condomínios de terrenos, além da apresentação da legislação vigente e dos serviços disponíveis no site da prefeitura.
O prefeito em exercício de Gravataí, Dr. Levi Melo, destacou a importância do planejamento diante do crescimento do município. “Gravataí tem sido um polo de desenvolvimento em todas as áreas, sendo destaque pela eficiência, localização geográfica e infraestrutura. Na área imobiliária, ainda mais. Então é fundamental que tenhamos planejamento para atender a toda essa demanda”, afirmou.
O titular da SMDUR, Bruno Palaver, reforçou a proposta de continuidade dos encontros. “Nossos encontros fortalecem a troca de conhecimentos e a construção de soluções conjuntas que tornem os procedimentos mais ágeis e eficientes. Tivemos uma experiência muito boa no primeiro encontro, então é nosso intuito continuar ajudando Gravataí a ser uma cidade cada vez mais desenvolvida.”
A expectativa é que os workshops sejam realizados mensalmente, consolidando um espaço de cooperação entre representantes do setor público e da iniciativa privada.
Também participaram do encontro o vice-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS (CAU/RS), Fausto Steffen, e o representante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RS (Crea/RS), Donário Braga Neto.