Dia do Artesão é comemorado em Gravataí - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Gerando economia para cidade - Foto: PMG/Divulgação

Dia do Artesão é comemorado em Gravataí

Com o advento da tecnologia, ocorreram muitas mudanças no cotidiano das pessoas, deixando para trás algumas profissões e acabando com outras. Mas existe um ofício que ainda se mantém, mesmo com o passar dos anos e de todas as inovações disponíveis nos dias de hoje. Essa ocupação é a de artesão, que tem como uma das funções disseminar a cultura da sua região. Nesta segunda-feira (19), é celebrado o Dia do Artesão, juntamente com o Dia de São José, padroeiro da categoria.

Em Gravataí, os artesãos têm muito a comemorar, pois o segmento vem se fortalecendo com o apoio da Prefeitura, através das secretarias municipais de Governança e Comunicação – SGCOM e Família, Cidadania e Assistência Social – SMFCAS. “A contrapartida da administração municipal tem alavancado a economia solidária no município e, em especial, o setor de artesanato”, ressaltou o presidente do Conselho Municipal de Economia Popular e Solidária, José Luis Rodrigues, o seu Saroba.

Publicidade

Um outro momento bastante comemorado foi a entrega da Casa da Economia Solidária, reformada pela Prefeitura em junho de 2016. O espaço recebeu pintura completa – externa e interna e remodelagem do espaço para melhor distribuição das mercadorias. Um reforço ao empenho da Administração Municipal com o setor de economia solidária.

“Todas estas ações só ratificam a importância, para nós, da economia solidária, o que fazemos questão de reforçar auxiliando, por diversas formas, o fortalecimento da mesma e o desenvolvimento do setor “, relatou o secretário.

 Feira

Publicidade

Segundo Saroba, a iniciativa da SGCOM, por intermédio da Gestão Participativa, de reorganização das associações de moradores está indo ao encontro dos anseios de todos. “Isso possibilitará que os artesãos, em parceria com as associações, tenham mais espaço para comercializar seus produtos nos finais de semana. Será mais pontos de venda para os artesãos”, frisou o presidente do Conselho.

Outra ação comemorada é a Feira de Economia Solidária, promovida pela SMFCAS e que ocorre mensalmente na Praça Leonel de Moura Brizola. “É um espaço que já está consolidado e muito valorizado pela categoria”, comentou Saroba. Ele também destacou a Casa do Artesanato e a Casa da Economia Solidária, que funcionou, de setembro a dezembro, no Gravataí Shopping Center.

 Cadastramento

Gravataí possui aproximadamente 1.500 artesãos cadastrados na Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social. O presidente do Conselho faz um apelo para que os artesãos gravataienses também se cadastrem no Departamento de Trabalho e Renda, da SMFCAS. Para isso, basta apresentar a carteira de artesão e comprovante de endereço.

 A atividade

Milhares de pessoas no Brasil vivem de trabalhos que requerem grandes habilidades manuais. São aproximadamente 8,5 milhões brasileiros que se dedicam ao artesanato como atividade comercial, segundo dados do IBGE. O setor, de acordo com a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, movimenta mais de R$ 50 bilhões por ano e é responsável por cerca de 3% do Produto Interno Bruto (PIB).

Publicidade
Compartilhe essa notícia
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.