Denarc prende mulher em Gravataí e apreende armamento – oreporter.net – Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Materiais apreendidos durante a operação - Foto: DENARC/Divulgação

Denarc prende mulher em Gravataí e apreende armamento

As apreensões e prisões ocorreram durante a Operação Moratorium realizada nesta terça-feira (21), em Gravataí, Porto Alegre e Taquara

Agentes da 3ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico (Denarc) deflagraram na manhã desta terça-feira (21), a Operação Moratorium em Gravataí, Porto Alegre e Taquara. A operação resultou em prisões no Centro de Gravataí e na zona Sul de Porto Alegre.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

A Polícia Civil informou que a operação tinha como objetivo desarticular uma associação criminosa na região metropolitana de Porto Alegre e responsabilizar criminalmente suas lideranças. Cerca de 50 policiais civis cumpriram sete ordens judiciais de busca e apreensão domiciliar, além de uma prisão preventiva contra a liderança do grupo.

Publicidade

Segundo com o Delegado Gabriel Borges, a investigação teve início após a prisão em flagrante de uma mulher que vendia ilegalmente armas de fogo em Gravataí no início do ano de 2023. A investigação revelou um comércio significativo de armas, incluindo armamentos de guerra, e também identificou atividades de tráfico de entorpecentes em Porto Alegre, na região metropolitana e no litoral.

O grupo, coordenado por um detento do sistema carcerário, negociava as armas de fogo e ordenava que os membros em liberdade realizassem as entregas e recolhessem os valores. Além disso, o grupo praticava agiotagem com juros elevados, usando ameaças e falsificação de mandados de prisão. Durante as ações de busca, os policiais encontraram um arsenal do grupo criminoso e prenderam em flagrante um homem na zona sul de Porto Alegre. Entre as apreensões estavam 3 fuzis, incluindo um AK 47 e um Colt com edição limitada, 3 metralhadoras furtadas de uma loja de armas, 1 espingarda e 6 pistolas. Também foram confiscados dezenas de carregadores e centenas de munições de vários calibres, inclusive de rifle e fuzil .762 e .556. A esposa do líder, que atuava na principal função da venda de armas e drogas, foi presa preventivamente, explicou o delegado.

Publicidade

O Delegado Gabriel Borges enfatizou que a operação é resultado de um trabalho específico do DENARC para desarticular a venda ilegal de armas de fogo, visando descapitalizar o crime organizado e responsabilizar criminalmente suas grandes lideranças. O trabalho investigativo continua com diligências de monitoramento para verificar os desdobramentos do grupo criminoso.

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.