POLÍTICA

Cristian veta projeto de Pricila, que tinha ficado irritada com vereador

Câmara aprovou o veto ao projeto, mesmo que Paulinho da Farmácia queria fazer uma emenda, pediu vista e foi criticado por Pricila, que disse que ele agia desta forma porque ela era mulher

Cachoeirinha – A Câmara de Vereadores aprovou na noite desta terça-feira (29) o veto do prefeito Cristian Wasem ao projeto de lei da vereadora Pricila Barra que criava o programa de proteção às pessoas com deficiência que residem em áreas de risco e ainda propunha um mapeamento para priorizar o socorro em caso de desastres naturais. A vereadora do Podemos não é mais considerada integrante da base do Governo depois que expos a falta de transporte para crianças com deficiência para terapias em Porto Alegre. Ela disse que vinha fazendo o transporte até que fosse realizada a licitação e teve seus indicados para cargos na Prefeitura demitidos.

Quando o projeto do programa foi para votação no Legislativo, o vereador Paulinho da Farmácia pediu vista e a parlamentar não gostou. Ela disse que isso tinha ocorrido porque ela era mulher e na Sessão seguinte voltou a mostrar indisposição com o parlamentar. A ideia de Paulinho não era apenas atender moradores de áreas de risco, mas também quem mora em outras e que estão sujeitas a desastres naturais extremos, como ocorreu na enchente do ano passado. A proposta nem chegou a ser apresentada na forma de emenda.

O prefeito sustentou no veto que a iniciativa da vereadora invadia a competência exclusiva dele e que sequer foi apresentado no projeto a fonte orçamentária para a iniciativa. O projeto foi considerado na mensagem de veto como relevante. Cristian sugeriu que ele seja apresentado na forma de indicativo, ou seja, como sugestão para ser avaliado.

Fora da base governista, Pricila viu 10 dos seus ex-colegas aliados aprovarem o veto. Os vereador da oposição, Leonardo da Costa e Gustavo Almansa, votaram contra, assim como Mano do Parque, que não chega a se considerar completamente oposicionista. Pricila não estava na Sessão.


Este foi o terceiro veto de Cristian esse ano a projetos de vereadores. Nos dois primeiros ele vetou um da vereadora Claudine Silveira criando um programa contra o alcoolista e outro de Gustavo Almança estabelecendo o mapeamento da comunidade LGBTQIAPN+. O veto a ambos os projetos, contudo, foi retirado. A reportagem procurou o secretário de Governo, Vicente Pires, para saber o motivo, mas ele não respondeu.

Artigos relacionados

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.