Criança está entre os 6 casos de Covid-19 em Cachoeirinha - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí

Criança está entre os 6 casos de Covid-19 em Cachoeirinha

Nesta segunda-feira, foram quatro notificações: duas no final da tarde e mais duas em torno das 20h

Cachoeirinha – Uma criança de nove anos está entre os seis casos de Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus, divulgados nesta segunda-feira (6) pela Prefeitura de Cachoeirinha. O menino havia chegado em uma unidade de saúde com um quadro clínico considerado delicado pela equipe médica e foi transferido para o Hospital de Clínicas, em Porto Alegre, onde está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O secretário municipal da Saúde, Dyego Matielo, disse ao oreporter.net nesta terça-feira (7) que mais informações não poderiam ser divulgadas por uma questão de “ética médica”. No boletim da Prefeitura não foi divulgado como o jovem poderia ter contraído o vírus e se possuía alguma outra doença que acabou agravando o quadro de saúde. A reportagem apurou que ele tem autismo e que foi atendido inicialmente na UPA.

A mesma situação de falta de informações acontece com outro caso confirmado nesta segunda pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen). Ele é de uma mulher de 40 anos. Ela chegou a ser internada em um hospital, cujo nome também não foi divulgado, mas já teve alta e está em isolamento em sua casa.

Os outros dois dos quatro casos desta segunda possuem mais detalhes sobre a forma de contágio. Conforme a nota da Prefeitura, uma mulher de 36 anos e um homem de 47 anos tiveram contato com uma pessoa de Porto Alegre portadora do vírus “e estão em quarentena domiciliar”.

Os dois primeiros casos de Cachoeirinha são de uma mulher que trabalha na área da saúde em Porto Alegre. Ela chegou a ser internada e “se recupera bem”, conforme a nota da Prefeitura. O outro é do vice-prefeito Maurício Medeiros, que está em casa mas já sem sintomas só aguardando a confirmação de que está curado. Ele apresentou apenas sintomas leves. A esposa e filha não tiveram nenhum sintoma.

Cachoeirinha ainda tinha na primeira hora da manhã desta terça seis casos aguardando o resultado de exames, conforme o secretário da Saúde.

Hospital de campanha

O Hospital de Campanha no Ginásio da Fátima deverá estar pronto para receber os primeiros pacientes na próxima sexta-feira (10), conforme Matielo. Nesta terça vão chegar os primeiros equipamentos para oito UTIs. Duas delas serão montadas na UPA.

A Prefeitura vai comprar outros 10 respiradores. O anúncio foi feito na semana passada, mas a negociação com uma empresa da Coreia do Sul não avançou pela falta de equipamentos. Uma outra negociação, envolvendo em torno de R$ 1 milhão, foi realizada pelo setor de compras da Prefeitura com um outro importador. Estes equipamentos são fabricados na China e a promessa de entrega é de 10 dias após a confirmação da compra.

Atualizada – 07/04/2020 – 9h05min

Compartilhe essa notícia
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.