Covid: quase 8 mil não fizeram a segunda dose em Cachoeirinha - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Imunização contra a Covid avança - Foto: Tony Winston/Arquivo

Covid: quase 8 mil não fizeram a segunda dose em Cachoeirinha

Na cidade, 52% dos adultos jovens já deveria ter feito a segunda dose e não foram a uma unidade de saúde

Cachoeirinha – A vacinação contra a Covid-19 em Cachoeirinha vem encontrando a mesma dificuldade que na maioria dos municípios: um percentual muito alto de pessoas deixou de procurar as unidades de saúde para o recebimento da segunda dose. Conforme o secretário municipal da Saúde, Juliano Paz, considerando todas as faixas etárias, 7,9 mil pessoas já poderiam ter recebido a chamada D2 e, no entanto, não compareceram.

Na faixa etária dos adultos jovens, entre 18 e 29 anos, são 1.320 pessoas que receberam a primeira dose e não retornou para a segunda. No estado a realidade não é diferente. Este grupo está com um percentual menor de 60% para a segunda dose. “Isso é muito grave. É baixíssima”, explica a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri. “Precisamos que a população complete o esquema vacinal para que exista a imunização coletiva e para diminuir a circulação do vírus”, enfatiza.

Publicidade

Cachoeirinha, contudo, tem um resultado melhor: 52% deste grupo, na média, não fez a segunda dose. Juliano Paz explica que a preocupação é grande. “Realizamos busca ativa dos faltosos e ampliados a oferta da D2 nas unidades. Temos oferecido também o horário estendido em alguns dias e ainda aplicamos vacina em alguns sábados. É fundamental que estas pessoas entendam que somente o ciclo vacinal garante a imunização adequada e nos dará a segurança para superarmos a pandemia”, enfatiza.

Em Cachoeirinha, pessoas com mais de 45 anos são as que possuem os melhores índices de imunização completa ficando acima dos 87%. Quanto mais avança a faixa etária, melhor é a preocupação em garantir as duas doses e até a dose de reforço para quem deve receber. Na faixa etária dos 75 a 79 anos, por exemplo, 98% estão com o esquema vacinal completo e 55% já fizeram a dose de reforço.

Publicidade

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.