Conselho de Desenvolvimento Econômico de Cachoeirinha toma posse
Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (FUMDESC) é a novidade nesta gestão e permitirá captação de recursos

Cachoeirinha – Tomou posse na manhã dessa terça-feira (30) o novo Conselho Municipal de Desenvolvimento de Cachoeirinha (COMDEC). Ele será presidido pelo empresário Admir Jose Juchneski, representante do Centro das Indústrias de Cachoeirinha (CIC). Ele já foi presidente da entidade e é diretor da Útil Química.
A secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Sueme Pompeo de Mattos, comentou que desde sua posse vinha trabalhando para a retomada do COMDEC, que estava desativado. Segundo ele, na função de assessorar o Executivo na formulação de políticas públicas, o Conselho terá um papel importante para o futuro da cidade.
“A nossa competência aqui é a formulação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico, a promoção da participação de todos os segmentos da sociedade, acompanhar os debates, propor as medidas necessárias mediante diálogo entre as diversas representações da comunidade, sociedade civil e dos órgãos públicos”, disse.
O principal ponto do novo Conselho é o Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (FUMDESC). Ele vai receber recursos para serem investidos no desenvolvimento. Com o desmembramento da secretaria, que perdeu o Meio Ambiente, uma fatia importante de recursos deixou a pasta do Desenvolvimento Econômico.
Segundo Sueme, o Fundo voltará a receber recursos depois de uma negociação fechada com a secretaria da Fazenda. “Todos os valores que são arrecadados no Município, vinculados ao desenvolvimento econômico, voltarão para esse Fundo e serão aplicados no desenvolvimento econômico”, afirmou.
A secretária destacou que considera importante o Meio Ambiente também integrar o Conselho, assunto que será debatido nas próximas reuniões. Outro ponto é que com a Reforma Administrativa sendo aprovada na Câmara, a Pasta passará a incorporar a nomenclatura da Inovação na denominação. Recentemente, Cachoeirinha lançou o seu Ecossistema de Inovação. Sueme destaca que a integração de todas as áreas ligadas ao desenvolvimento com o Conselho ao lado proporcionará o surgimento de projetos que favorecerão a atração de investimentos, geração de empregos e fortalecimento da economia local.
O presidente, Admir, lembrou das várias reuniões em que ocorreram conversas sobre a importância da retomada do COMDEC. Segundo ele, com a união dos representantes da sociedade, empresas e Governo, será possível contribuir com novas ideias e projetos. “É um legado que nós podemos deixar para o Município. Quando a gente dá as mãos … a gente consegue fazer muito, “destacou.
O COMDEC tem representantes do CIC, Associação Empresarial de Cachoeirinha, Sindilojas, OAB, Associação de Geólogos, Engenheiros e Arquitetos, Cesuca e das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Governo, Fazenda, Planejamento, Captação de Recursos e Mobilidade.