Comunidade lotou Escola Antônio Aires de Almeida no "Prefeitura Perto de Você" - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
A população pode dar uma conferida na saúde - Foto: Paulo Oliveira/PMG

Comunidade lotou Escola Antônio Aires de Almeida no “Prefeitura Perto de Você”

Ação do governo municipal levou dezenas de serviços e apresentações artísticas para o bairro Sagrada Família, no sábado (08)

Gravataí – A tarde “carrancuda e cinzenta” não intimidou e nem impediu as centenas de pessoas, moradoras do bairro Sagrada Família, de participarem de mais uma edição do projeto Prefeitura Perto de Você. A ação, realizada pela Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Governança e Comunicação Social, leva cidadania e serviços de todas as secretarias do executivo municipal, além de parceiros para dentro das comunidades. desta vez, o evento ocorreu nas dependências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Aires de Almeida.

Para o prefeito Marco Alba, que participa de todas as edições da iniciativa atendendo à população, a aproximação com a comunidade é muito importante, principalmente em regiões mais afastadas da área central da cidade. “Aqui temos a representação de todos os serviços da administração municipal. Estou certo de que este é de fato o papel do poder público, servir a comunidade dando lhe o acesso aos seus direitos, através da cidadania e da dignidade.” Ele destaca que a região contemplada nesta edição, na parada 103 da ERS-030, é para onde acredita que Gravataí vá expandir. “Por isso estamos realizando projetos de infraestrutura nesta região e trabalhando nesta perspectiva, de desenvolver a cidade também para esta região. “

A autônoma Sara Santos, 30 anos, estava feliz em ter a oportunidade de aproveitar os serviços, principalmente na área da saúde. Na fila para realizar os testes rápidos de HIV, Hepatite e Sífilis, ela lembra da importância de se cuidar. “Eu nunca fiz estes exames, mas acho muito importante a gente saber, caso tenha alguma doença.

Já o serralheiro Charles Douglas, 44 anos, esta satisfeito por ter conseguido se imunizar contra a gripe. “Se não fosse aqui, eu não iria fazer a vacina. Como a gente trabalha o dia todo, essa é uma chance de se ter diversas informações. Achei muito bom e fiquei sabendo porque a minha filha estuda aqui na escola e levou um folheto pra casa.”

Por falar no papel da escola nesta edição do Prefeitura Perto de Você, a diretora Aurelise Neves Moreira revelou estar muito satisfeita por ter os serviços voltados à comunidade nas suas dependências. “A nossa comunidade escolar é muito participativa e presente. Tenho certeza que ter o evento aqui os aproxima e mais, mostra o que de fato é o poder público, através das ações de cidadania.” Ela lamentou apenas o tempo instável. “Tenho certeza que se o dia estivesse bonito, teríamos ainda mais pessoas aqui, aproveitando a ação.”

Para todas as idades

A dona de casa Leni da Silva, 70 anos, estava encantada com as apresentações artísticas que aconteceram durante toda a tarde. “Eu nunca imaginei como era uma aula de zumba. Achei muito legal. Além disso, os cantores também foram muito bons.”

Já a menina Raqueli Silva, 10 anos, se divertiu com a apresentação dos cães da Guarda Municipal e ainda com a pintura no rosto. “Escolhi fazer uma borboleta porque acho elas muito bonitas.” Acompanhada de sua mãe, Kelly Silva, a criança ainda disse gostar muito quando tem atividades nos finais de semana, na escola.

O serralheiro Cleiton Bothona, 44 anos, morador da parada 98, bairro Itatiaia, aproveitou o sábado de folga para levar o filho Ryan, 8 anos, para se divertir. Em pouco tempo, o menino já havia colorido quatro desenhos e ainda queria assistir aos shows. “Nós viemos porque muitas das atividades que estão acontecendo aqui não temos acesso ou por distância ou por custo elevado. Fiquei bem satisfeito de poder proporcionar isso ao meu filho”, diz Bothona.

A aposentada Maria Luiza Santos, 60 anos, ficou feliz em poder inscrever seus animaizinhos de estimação no programa de castração do Canil Municipal. “Tenho um gato e um cachorro e a gente tem que cuidar.” De quebra, ela ainda levou uma muda de Araçá para plantar no pátio. “Isso aqui é muito bom, porque no sábado, todas as famílias podem vir.”

Nova parceria

O Gabinete da Primeira-Dama (GPM) Patrícia Bazotti Alba trouxe um novo serviço para a iniciativa. Este ano, o projeto “Carreiras na Rua”, realizados por professores e alunos do curso de Psicologia da PUCRS, levará dicas sobre mercado de trabalho e orientações práticas, como a ajuda para a confecção de currículos e dicas de como se portar em seleções de emprego.

“Como vivemos em um momento de crise e muito desemprego, conhecendo o projeto me veio a vontade de oportunizar este serviço à nossa comunidade”, diz Patrícia. Ela lembra que a construção de parcerias também é algo importante para o Prefeitura Perto de Você. “Assim conseguimos ofertar ainda mais serviços, sem onerar a Prefeitura e, por consequência, o contribuinte.”

A coordenadora do Carreiras na Rua, Jaqueline Mânica, destacou que a parceria com o GPD é muito importante para o trabalho acadêmico. “Queríamos muito estar inseridos em trabalhos efetivos com as comunidades e isso vamos atingir agora, participando do Prefeitura Perto de Você em Gravataí.” Ela destaca que muito se pode avançar no auxílio para que as pessoas entendam a realidade do mercado de trabalho. “Acreditamos que teremos muito êxito em nossas participações.” O Prefeitura Perto de Você ofereceu: serviços médicos – glicemia, verificação de pressão arterial, teste rápido de HIV, sífilis e hepatites B e C; imunização contra a gripe; orientação do Cartão do SUS; confecção do Cartão de Estacionamento do Idoso e da Pessoa com Deficiência; orientação da Carteira de Trabalho; distribuição de mudas e informações sobre hortas comunitárias; orientação sobre o programa Gravataí eu Faço por Ti, podas e educação ambiental; informações sobre Direito do Consumidor com o Procon, Sala do Empreendedor, MEI e benefícios de se ter sua empresa; cadastro para castração de cães e gatos; oficinas culturais, contação de histórias e minibiblioteca; apresentação do Dog Show da Guarda Municipal e informações sobre registro online de ocorrência; apresentação do Corpo Voluntário de Socorro e Resgate; orientação sobre educação no trânsito; realização do Cadastro Único, Bolsa Família e demais serviços da Secretaria Municipal da Família, Cidadania e Assistência Social; informações sobre SMDUR Digital, abertura de protocolo e aprovação de projetos; atividades esportivas e artísticas e apresentações musicais. 

Compartilhe essa notícia
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.