Com a participação de 113 carreteiros, a 34ª Carreteada é aberta oficialmente – oreporter.net – Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
A abertura foi nesse domingo - Foto: Tiago Cechinel/PMG

Com a participação de 113 carreteiros, a 34ª Carreteada é aberta oficialmente

Evento ocorreu no último final de semana, no Sítio das Águias, no Morro Agudo

Publicidade

Gravataí – Com a participação de 113 carreteiros, a 34ª Carreteada Estadual de Gravataí foi aberta oficialmente no início da noite deste sábado (11). Realizada no Sítio das Águias, no Morro Agudo, o tradicional evento tem por objetivo exaltar a cultura e história da carreteada de Gravataí.

Publicidade
Publicidade

“Quero dar as boas-vindas a todos que estão aqui presentes e dizer o quanto é bom nós realizarmos um evento como este, que valoriza e mantêm as nossas tradições vivas”, disse o prefeito em exercício, Dr. Levi Melo. Em sua fala também destacou a união e colaboração de todas as secretarias para a realização da Carreteada. 

Publicidade

Para o secretário de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL) Leandro Ferreira, a Carreteada “é um evento que marca a história do nosso município”. Ao falar do apoio recebido pelo prefeito Luiz Zaffalon, do prefeito em exercício, Dr. Levi Melo, de todas as secretarias envolvidas e da Associação dos Carreteiros de Gravataí na realização do evento, destaca: “que a gente valorize e prestigie cada vez mais a Carreteada, uma cultura tradicional da nossa cidade”.

Já a presidente da Associação dos Carreteiros de Gravataí Cris Duarte, agradeceu a participação de todos os carreteiros, bem como a presença da comunidade em geral, inclusive de outros municípios: “É muito importante a gente saber que vocês estão sendo bem acolhidos aqui e é muito gratificante saber que além da comunidade aqui da região, pessoas de Barão, Nova Hartz, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Glorinha, Sapucaia e Esteio, estão nos prestigiando também”.

Publicidade

A 34ª Carreteada Estadual de Gravataí é promovida pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer e pela Associação dos Carreteiros de Gravataí. O evento teve início na última sexta-feira, 10, e tem programação aberta à população até este domingo, 12, quando será realizada a entrega das premiações das 15 provas promovidas durante o evento.

Nossa história

Você sabia que o transporte através de carretas serviram de base para o desenvolvimento econômico de Gravataí? No final do século XIX, eram as carreteadas, comitivas de carretas puxadas por bois e conduzidas pelos denominados carreteiros, que faziam o transporte, tanto de cargas (produção agrícola) quanto de passageiros, contribuindo para o desenvolvimento e crescimento do nosso município.

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.