Ciranda das Escritoras reúne vozes femininas na biblioteca
Atividade integrou a programação do Mês da Mulher e destacou a força da escrita como espaço de expressão, memória e encontro coletivo
Gravataí – A Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato foi palco, nesta terça-feira (17), de um encontro marcado pela sensibilidade, escuta e protagonismo feminino. A “Ciranda das Escritoras da Aldeia” reuniu autoras de Gravataí em uma roda de partilha que celebrou a palavra como instrumento de expressão, memória e pertencimento.
“A Ciranda é um espaço de escuta e valorização das nossas escritoras, onde a literatura se torna ponte entre histórias e pessoas, fortalecendo a identidade cultural de Gravataí”, afirmou o secretário adjunto de Cultura, Giulliano Pacheco.
Integrando a programação do Mês da Mulher, a atividade propôs um espaço acolhedor onde cada participante pôde se apresentar e dividir trechos de suas produções literárias. Entre poemas, narrativas e reflexões, a ciranda se construiu como um mosaico de vivências, evidenciando a potência criativa das mulheres da cidade.
Inspirado na ideia de que mulheres que iluminam seus próprios caminhos também contribuem para iluminar o caminho de outras, o encontro reforçou a importância da coletividade e do incentivo mútuo no cenário cultural local.
Organizadora do encontro, a colaboradora da biblioteca, Jeane Bordignon, ressaltou o caráter afetivo e coletivo da atividade. “A ideia foi criar um espaço simples, mas muito significativo, onde cada mulher pudesse se sentir à vontade para compartilhar sua voz. A literatura tem essa força de unir, acolher e transformar”, pontuou.
Durante a atividade, a escritora Viviane Ferraz realizou a doação de exemplares de sua obra “Vivi: no mundo dos contos – Volume Único” para o acervo da biblioteca, ampliando o acesso do público à produção literária contemporânea do município. A publicação convida o leitor a uma pausa no ritmo acelerado do cotidiano, propondo um mergulho em narrativas curtas que transitam entre o sensível e o imaginário. Em meio a cenários mágicos, fantásticos e também cotidianos, os contos revelam reflexões sobre sentimentos, conflitos e diferentes formas de olhar a vida, conduzindo o leitor por experiências singulares e delicadas.
A programação do Mês da Mulher segue com novas atividades abertas à comunidade. No dia 24 de março, às 19h, ocorre o encontro “CompartiLendo com a Casa Lilás”, na Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato. Já no dia 31 de março, também às 19h, a Casa de Cultura de Gravataí recebe a atividade “Pela Vida de Todas Elas”, com Thaís Bastos Lausmannde Carvalho.
Além disso, permanece em visitação a exposição “Lugar de Mulher… Trajetórias”, na Casa de Cultura de Gravataí, reunindo histórias de mulheres que romperam barreiras e seguem inspirando novas gerações.





