Gravataí

CineSolar chega a Gravataí com sessões gratuitas e pipoca

O projeto oferece sessões gratuitas de cinema ao ar livre, distribuição de pipoca e atividades voltadas para ciências, tecnologia e sustentabilidade

Gravataí – O CineSolar, primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia solar, estará em Gravataí na terça-feira (4), a partir das 18h30, na Quadra da Escola Municipal Nova Conquista, no Rincão da Madalena. O projeto oferece sessões gratuitas de cinema ao ar livre, distribuição de pipoca e atividades voltadas para ciências, tecnologia e sustentabilidade.

Na programação, serão exibidos curtas-metragens ambientais e o filme nacional “Saneamento Básico, o Filme”. A entrada é livre e os filmes contam com recursos de acessibilidade. A 9ª edição do CineSolar é viabilizada pela Lei Rouanet, com patrocínio do Grupo CPFL Energia, apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria de Educação. A realização é da Brazucah Produções, em parceria com o Ministério da Cultura e o Governo Federal.

Segundo Cynthia Alario, idealizadora do projeto, o objetivo do CineSolar é democratizar o acesso à cultura e promover a conscientização ambiental. “Levar essa sessão significa mais do que assistir a filmes, é viver momentos que conectam pessoas, histórias e sonhos”, afirmou.

O furgão do CineSolar funciona como uma estação móvel de arte, ciência e tecnologia, equipado com placas fotovoltaicas, cadeiras, sistema de projeção, tela, som, decoração interativa e objetos educativos como lasers e bolas de plasma, demonstrando como a energia solar é convertida em eletricidade.


O projeto integra a frente Circuito CPFL, do Instituto CPFL, e, em 2025, já passou por diversas cidades do país. Entre 14 de outubro e 30 de novembro, o CineSolar percorre 35 municípios do Paraná e Rio Grande do Sul. Em algumas cidades, o projeto promove ainda a Oficinema Solar on-line, que ensina estudantes a criar curtas-metragens em stop motion, exibidos posteriormente nas sessões de cinema. Em Gravataí, a oficina foi realizada com alunos da EMEF Nova Conquista.

Para Daniela Ortolani Pagotto, head do Instituto CPFL, as atividades do CineSolar promovem cultura e conscientização ambiental, despertando interesse por práticas sustentáveis nas comunidades atendidas.

Serviço

  • Data: Terça-feira, 4 de novembro
  • Horários:
    • 18h30 – Curtas-metragens
    • 19h30 – “Saneamento Básico, o Filme”
  • Entrada: Livre, não é necessário ingresso
  • Atrações: Pipoca gratuita e visita ao furgão do CineSolar
  • Local: Quadra da Escola Municipal Nova Conquista – Travessa Harmonia, 36, Rincão da Madalena, Gravataí/RS
  • Em caso de chuva: Casa da Cultura de Gravataí – Avenida José Loureiro da Silva, 1350, Centro

Artigos relacionados

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.