Ciclone vai atingir o Rio Grande do Sul com fortes ventos e granizo
Vento forte pode afetar áreas do RS e SC nesta quarta na antevéspera de formação de ciclone
A MetSul Meteorologia emitiu alerta nesta terça-feira (4) para a ocorrência de ventos fortes no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina a partir desta quarta-feira (5), antecedendo a formação de um ciclone extratropical que deve intensificar a instabilidade no Sul do Brasil nos próximos dias.
De acordo com a previsão, a passagem de uma frente fria pela costa e a atuação de um centro de baixa pressão no oceano provocarão rajadas entre 50 km/h e 70 km/h em várias regiões, com possibilidade de picos de até 80 km/h ou mais. As áreas mais afetadas devem ser o Sul e o Leste do Rio Grande do Sul, incluindo a Lagoa dos Patos, a faixa litorânea e Porto Alegre, onde o vento pode chegar a 70 km/h, especialmente na zona Sul da capital.
A sexta-feira (7) deve concentrar o período mais crítico da instabilidade, com previsão de chuva forte a intensa, temporais com granizo, vendavais e alta incidência de raios. A MetSul projeta acumulados de 75 mm a 150 mm em 24 horas em algumas áreas.
O ciclone extratropical deverá se formar sobre o Sul do país, gerando uma linha de instabilidade que afetará Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. O fenômeno deve trazer ventos entre 50 km/h e 80 km/h na maior parte do território gaúcho, enquanto rajadas de 80 km/h a 100 km/h — e até superiores — são esperadas entre o Norte da Lagoa dos Patos, Porto Alegre e o Litoral Norte, com alto potencial de danos e interrupções no fornecimento de energia.
Entre o fim da sexta e o sábado, o Sul e o Leste de Santa Catarina, além de partes do Paraná e do litoral paulista, também devem registrar rajadas acima de 100 km/h. O avanço do sistema poderá ainda gerar ventos fortes no Rio de Janeiro e no Espírito Santo no domingo (9).
Os meteorologistas recomendam atenção redobrada nas áreas costeiras e orientam que a população evite atividades ao ar livre durante as rajadas mais intensas e mantenha objetos soltos protegidos para evitar acidentes.







