Gravataí

Centenas de mulheres participam das ações do Outubro Rosa em Gravataí

No último sábado, serviços de saúde disponibilizaram procedimentos de saúde para as pacientes

Gravataí – A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu no último sábado, (19), ações de prevenção e promoção à saúde alusivas ao Outubro Rosa. Ao longo do dia, mais de 600 atendimentos foram realizados nos serviços de saúde abertos para as atividades, que incluíram solicitação de mamografia, coleta de exame citopatológico de colo uterino, testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), atualização da caderneta de vacinação, inserção de métodos contraceptivos e ecografias mamárias.

As ações ocorreram nas unidades de saúde Santa Cecília, Aristides D’ávila, Itacolomi, Érico Veríssimo, Vera Cruz, Princesa Isabel, Morungava, Costa do Ipiranga, Neópolis, Morada do Vale I, Itatiaia e Centro. Ao menos 113 mulheres realizaram a coleta de preventivo, que auxilia na prevenção do câncer do colo do útero. Além disso, 94 mamografias foram solicitadas, importante e fundamental exame para o diagnóstico precoce do câncer de mama. 

Ambos os exames são mantidos ao longo do ano inteiro por toda a rede municipal de saúde, assim como os demais procedimentos de saúde. Além das ações de saúde voltadas especialmente para a campanha do Outubro Rosa, as equipes de saúde também disponibilizaram vacinação e testes rápidos para toda a população – ao todo, 93 doses foram aplicadas e 512 testes rápidos foram realizados. 

Com essas ações aos sábados, a SMS busca atingir o público que comumente não conseguem acessar os serviços de saúde durante a semana, além de levar maior qualidade de vida a elas. Neste sábado, dia 26, as ações serão realizadas nas unidades de saúde Breno Garcia, Cohab C, Granville, Morada do Vale, Nova Conquista, Parque dos Eucaliptos, São Geraldo, São Judas Tadeu, São Vicente e Vila Branca – os horários e as atividades desenvolvidas serão informadas posteriormente.


Prevenção

A SMS lembra ainda a importância de hábitos saudáveis para auxiliar no combate ao câncer de mama e a diversas enfermidades. Entre essas medidas, estão praticar atividade física, manter o peso corporal adequado e evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o fumo. Algumas unidades de saúde contam com grupos de caminhada, de alimentação saudável e de diabetes e hipertensão, a fim de reduzir o risco de desenvolvimento de doenças. Para mais informações sobre dias e horários dos encontros, consulte a sua unidade de referência.

Centro Municipal de Saúde

No último sábado, o Centro Municipal de Saúde também promoveu ações voltadas à saúde da mulher. Entre elas, a inserção de métodos contraceptivos e a realização de ecografias mamárias. Voltadas a pacientes agendadas e que aguardavam na fila de encaminhamentos, os procedimentos objetivaram reduzir as filas de espera e otimizar os atendimentos nas especialidades.

Artigos relacionados

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.